nsc
dc

Games

TUeS: histórico dos maiores campeões

Ao todo, o torneio já teve oito edições com campeões consagrados em League of Legends e Counter Strike: Global Offensive

04/08/2021 - 12h35

Compartilhe

Por Matheus Dal Prá
UTFPR Pato Branco é tetra campeã do CS:GO no TUeS
UTFPR Pato Branco é tetra campeã do CS:GO no TUeS
(Foto: )

A primeira edição do TUeS em 2016 marcou o começo de um ciclo de diversas atléticas campeãs. Do mesmo modo que nos esportes convencionais algumas equipes se sobressaem sobre as outras, nos esportes eletrônicos também acontece esse fato. Por isso, veja os maiores campeões do TUeS, somando todas as edições do torneio, de 2016 até 2020. Ao todo, o campeonato teve oito edições, já que em 2017, 2018 e 2019 ocorreram dois splits por ano, no primeiro e no segundo semestre.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

> TUeS 2021: entenda como funciona cada modalidade

League of Legends

Sem dúvidas essa foi a modalidade com a maior supremacia de uma só equipe somando todas as edições do TUeS. A UFABC Storm, como antes era chamada, é uma equipe de competição de esportes eletrônicos da Universidade Federal do ABC. Em 2019 foi oficializada uma parceria com a equipe profissional Falkol, passando assim se chamar Falkol Storm. Eles são os maiores vencedores da modalidade de League of Legends do TUeS, com seis títulos de um total de oito disputados. Os outros dois títulos foram da equipe da Minerva eSports da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com um total de 6 títulos no League of Legends, a Falkol Storm da UFABC é a maior campeã da modalidade
Com um total de 6 títulos no League of Legends, a Falkol Storm da UFABC é a maior campeã da modalidade
(Foto: )

Após vencer cinco títulos em sequência, a equipe que é hexacampeã do Torneio Universitário de E-sports espera voltar a vencer em 2021 e tirar a Minerva eSports do trono de atual campeã do League of Legends. Será que esse título volta para as mãos da Falkol Storm?

Counter Strike: Global Offensive

No CS:GO também há uma supremacia de um time. A Atlética Engenharias UTFPR Pato Branco é a equipe que mais venceu a competição com quatro títulos nos oito disputados. Em curtas palavras, venceram metade das edições e pretendem aumentar a sala de troféus neste ano. O grupo ganhou em 2017.1, 2017.2, 2018.2 e em 2019.2. Na edição de 2020, a UFSCar Fire surgiu como uma das favoritas ao título e foi a vencedora.

> Veja mais notícias sobre o mundo dos games

O time formado por Gustavo "setzera" Viola, João "pkx" Bresolin, João Vitor "frodo" Faggion, Osni "marmota" Romero e Vincius "vivizerah" Benetti venceu diversos campeonatos universitários durante esse domínio do CS:GO. Em outras edições do TUeS, Anhembi E-Sports, Aposentados Anhembi e a UFSCar Fire também venceram a modalidade de Counter Strike.

Hearthstone e Clash Royale

As duas modalidades não seguem o exemplo do CS:GO e League of Legends, em que um time dominou as edições passadas do Torneio. É possível ver um equilíbrio e uma distribuição nos títulos. O Hearthstone, que se ausentou das modalidades no ano de 2019, foi vencido duas vezes pela Unicamp Tritons, sendo que ao final do segundo split de 2017, o jogador representou o Brasil no desafio em Portugal. Além disso, a modalidade também foi vencida por POLI Plague e-Sports e Insper Mad Fox.

Unicamp Tritons é a maior vencedora do Hearthstone
Unicamp Tritons é a maior vencedora do Hearthstone
(Foto: )

O Clash Royale, por sua vez, estreou em 2017.2 e está presente até hoje. A Unicamp Tritons é uma das maiores vencedoras da modalidade, juntamente com a Resistência UERJ e-Sports, com dois títulos cada. A IFPI Vulcano e UFABC Storm completam a lista de vencedores do Clash.

> Confira a lista dos consoles mais buscados na OLX

> Nintendo e Microsoft anunciam parceria inesperada

Rainbow Six Siege e Free Fire

As duas modalidades não estão mais presentes entre as ofertadas para essa edição de 2021, porém, alguns vencedores se destacaram. O Rainbow Six Siege foi vencido pela Anhembi E-Sports na primeira edição e depois pela TECMACK (Universidade Presbiteriana Mackenzie). 

O Free Fire apareceu em 2020 como a grande novidade e foi vencido pela FEI eSports.

Grande Final de Rainbow Six sendo disputada em 2019 na CCXP
Grande Final de Rainbow Six sendo disputada em 2019 na CCXP
(Foto: )

eFootball PES e FIFA

Por último, os simuladores de futebol. O FIFA foi o simulador que mais apareceu até agora no TUeS e têm um domínio do Diretório Acadêmico Eugênio Gudin (DAEG), que venceu duas vezes a modalidade. Não menos importante, em 2017.1, antes do domínio da DAEG, a UFABC Storm venceu a modalidade em sua estreia no Torneio. 

Em 2019.2, estreou o eFootball PES e o grande vencedor foi a INTZ A2E UFF. Em 2020 a UFRN Carcarás conseguiu quebrar o possível bicampeonato da A2E. Será que na edição de 2021 surgirá uma nova equipe campeã do PES?

> Flakes Power: gamer do ano, youtuber de Joinville busca ‘botão de diamante’ e aposta em streamer novato

FIFA foi substituído pelo eFootball PES na atual edição do TUeS
FIFA foi substituído pelo eFootball PES na atual edição do TUeS
(Foto: )

Inscrições para o TUeS 2021

As inscrições para o TUeS 2021 estão abertas no site http://tues.gg/. Essa edição conta com sete modalidades, CS:GO, League of Legends, Valorant, eFootball PES, PUBG Mobile, Rocket League e Clash Royale. Você pode se inscrever até o dia 31/08 no Torneio Universitário de eSports.

Leia também

Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Jogo feito em Florianópolis ganha destaque em premiação internacional de games

Game com temática manezinha é desenvolvido por primos de Florianópolis durante a pandemia

Colunistas