
Saúde
Aplicação das doses começou pelos profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência
Joinville começou a vacinação contra o coronavírus pelos profissionais da saúde e idosos em instituições de longa permanência (ILPIs). Com a chegada de novas doses, surge a dúvida: o que falta para os outros grupos, como idosos com 60 anos ou mais, começarem a ser vacinados? O AN foi atrás de respostas.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
A vacinação em Joinville segue o plano nacional, que dividiu a primeira fase de imunização em quatro grupos. Eles serão vacinados um de cada vez, começando pelo grupo 1, formado por profissionais da saúde, idosos em ILPIs e idosos com 75 anos ou mais. Este grupo é composto por quase 28 mil joinvilenses.
Até o momento, a maior cidade do Estado recebeu 9.634 doses da vacina - um lote de 5.624 unidades da CoronaVac e outro com 4.010 da Oxford/AstraZeneca. Será o suficiente para imunizar todos os 882 idosos institucionalizados em ILPIs e 67% dos 12,9 mil profissionais da saúde de Joinville.
> Copeira é a primeira vacinada contra a Covid-19 em Joinville
Para conseguir vacinar os profissionais da saúde restantes será necessário aguardar a chegada de novos lotes com vacinas, vindas do Ministério da Saúde. Apenas depois de concluir esses dois grupos prioritários é que deve começar a vacinação dos idosos em geral, iniciando por aqueles com 75 anos ou mais.
Em Joinville, são aproximadamente 13,6 mil idosos com mais de 75 anos. Segundo a prefeitura, é possível que a vacinação seja realizada de forma escalonada, começando pelos mais idosos entre os que tem mais de 75 anos.
A imunização desse público, ainda sem data definida, deve acontecer nas salas de vacinação das unidades de saúde. Até o momento, os profissionais de saúde têm recebido a vacinação nos locais de trabalho e os idosos institucionalizados são imunizados nas ILPIs onde residem.
> Enfermeira de Joinville recebe vacina contra coronavírus no dia do aniversário
No entanto, não serão abertas todas as 53 unidades de saúde do município para a vacinação dos idosos com mais de 75 anos. Como o público ainda é reduzido e o número de vacinas disponíveis também não deve ser grande, apenas alguns locais serão abertos para a vacinação, incluindo a Sala Central no Centreventos Cau Hansen, que vai atender apenas por agendamento prévio.
De acordo com a prefeitura, será necessário terminar a vacinação de todos os integrantes do grupo 1 - profissionais da saúde, idosos de ILPIs e idosos com mais de 75 anos - para começar a vacinação do grupo 2, formado por aproximadamente 44 mil idosos com idade de 60 a 74 anos.
Se a velocidade de oferta de vacinas continuar a mesma, considerando que Joinville recebeu menos de 10 mil doses até agora, o grupo 2 ainda terá de esperar algum tempo para começar a ser vacinado.
O grupo 3 começará logo após o término da vacinação de idosos com idade de 60 a 74 anos. Ele é formado por pessoas com comorbidades definidas pelo Plano Nacional de Imunização. Em Joinville, corresponde a 35 mil pessoas.
> Profissionais de todos os hospitais de Joinville já começaram a receber a vacina
Em seguida, abre-se a imunização do grupo 4, composto por cerca de 4 mil professores, 1,5 mil profissionais das forças de segurança e 300 profissionais do sistema prisional.
Quando todos eles foram vacinados, terá encerrado a imunização de toda a primeira fase prevista no plano nacional. A partir daí, é previsto o início da vacinação da população em geral.