nsc
hora_de_sc

Emprego

Vagas temporárias para a temporada 2022 em SC: como se inscrever

Número de vagas temporárias em Santa Catarina deve crescer nesta temporada

24/11/2021 - 17h34 - Atualizada em: 24/11/2021 - 18h22

Compartilhe

Por Eduarda Hillebrandt
Vagas temporárias são oportunidade para quem busca emprego
Vagas temporárias são oportunidade para quem busca emprego
(Foto: )

As vagas temporárias podem ser uma boa oportunidade para quem busca recolocação no mercado de trabalho ou complementar a renda. Na temporada de verão de 2022, o varejo de Santa Catarina deve abrir 6,1 mil postos de trabalho temporários, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC). No último verão, cerca de 4,7 mil vagas foram abertas.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Os setores que dependem do turismo ainda estão se recuperando das perdas da temporada de 2021, quando a economia foi impactada pela pandemia do novo coronavírus. Com o avanço da vacinação, a perspectiva é de aumento do faturamento no próximo verão.

Em Santa Catarina, os setores que devem convocar reforços para o final de ano são aqueles que enfrentaram um ritmo mais lento de recuperação ao longo do ano. A tendência foi apontada pela pesquisa Trabalho temporário – Temporada Verão 2022, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC).

As vagas temporárias geralmente são abertas para garantir atendimento ao público no final de ano e na temporada de verão. Os contratos temporários costumam durar de dois a três meses, mas existe a oportunidade de efetivação. Se você está procurando emprego, aqui vão algumas dicas.

> Florianópolis se prepara para a temporada de verão

Melhor mês para procurar

As vagas são abertas antes do período das festas de Natal. Entre as empresas consultadas na pesquisa que pretendem contratar temporários, a maioria vai selecionar os candidatos em novembro (54%) e uma parte em dezembro (37%). Em Florianópolis, cada empresa deve abrir, em média, 2,7 vagas.

Setores que mais contratam

Com a chegada de turistas, especialmente no Litoral de SC, o setor de bares e restaurantes é o que mais vai abrir vagas — 60% dos estabelecimentos querem contratar temporários.

Outro destaque é para o setor de alojamento. Cerca de 52% dos hotéis e pousadas devem contratar temporários. Na sequência, 48% das lojas de roupas, calçados e acessórios consultadas na pesquisa querem abrir vagas.

Como me candidatar

Distribuir currículo de porta em porta não é mais o único caminho para garantir uma vaga. O diretor de Emprego e Renda da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Sustentável (SDE), Diego Goulart, avalia que muitas empresas levaram os processos seletivos para o ambiente digital.

— A tendência é o digital, muitas empresas solicitam envio do currículo por e-mail ou nas plataformas das empresas. Porém, ainda há empresas que recebem e analisam documentos em mãos e aquelas que preferem indicações — pontua.

Portanto, o candidato pode buscar os postos temporários nos sites das empresas, na área de "Trabalhe Conosco", em portais de vagas on-line e no Linkedln. 

O Sine, ligado à SDE, fornece uma intermediação entre o empregador e o candidato, especialmente para vagas efetivas. Para ver as oportunidades disponíveis, basta acessar o portal Emprega Brasil ou buscar as unidades do Sine na Grande Florianópolis.

> SC tem 9,1 mil vagas de emprego abertas no Sine

Como melhorar meu currículo

O currículo é a carta de apresentação do candidato e deve estar adequado para a vaga. Essa etapa pode ser decisiva para avançar no processo seletivo. 

— Geralmente a empresa fornece orientações importantes que vão ajudar o candidato a atualizar o currículo, como a adequação do objetivo, experiências e cursos que têm relevância para a vaga a ser ocupada — explica Diego, que lista os principais erros vistos nos currículos:

  • Informações não solicitadas, como documentos pessoais ou foto
  • Cursos e experiências que não tem relação com a vaga pretendida
  • Informações desatualizadas
  • Erros de grafia

Como buscar qualificação

Para quem tem pouca experiência na área em que busca uma oportunidade é importante fazer uma qualificação. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Santa Catarina (Senac-SC) oferece cursos gratuitos com foco nas vagas de final de ano. Abaixo, confira a lista de cursos gratuitos com inscrições abertas na instituição:

Florianópolis

  • Técnicas para Garçom

Itajaí

  • Ferramentas de Marketing Digital
  • Marketing Turístico
  • Processos logísticos de Distribuição e Transportes

Tubarão

  • Boas Práticas para Serviços de Alimentação

Tem chances de efetivação?

As chances de efetivação dos trabalhadores temporários em Santa Catarina são altas. A pesquisa mostrou que 65,3% dos contratantes querem manter o trabalhador na empresa. Uma forma de aproveitar ao máximo a oportunidade é mostrar a mesma dedicação e responsabilidade que teria em um emprego fixo, apontam consultores.

Confira dicas para garantir uma vaga

Leia também

Valor do PIS/Pasep vai aumentar?

Melhores aplicativos para comparação de preço na Black Friday

Concursos públicos em SC: veja vagas abertas em novembro, salários e como se inscrever

Colunistas