Onze projetos de melhorias viárias e de prevenção a inundações estiveram em pauta durante uma reunião entre o prefeito de Blumenau e o governador de Santa Catarina. Em reunião na Capital catarinense, Mário Hildebrandt (Podemos) apresentou a Carlos Moisés (sem partido) um pedido que engloba obras de infraestrutura. Os valores solicitados passam da cifra de R$ 380 milhões.
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Hildebrandt voltou de Florianópolis com o compromisso de uma nova reunião para detalhar os projetos ao governador. O prefeito fez essa apresentação mais esmiuçada recentemente ao secretário de Estado da Infraestrutura, Thiago Vieira, que esteve em Blumenau. Entretanto, o caminho para liberação de recursos é cheio de barreiras com orçamento, adequação de projetos, licitação e, também, articulação política.
— O que já mostramos ao governador foi que Blumenau possui planejamento e que o município está pronto para receber os recursos e o apoio do Estado. Nenhuma obra pode ser realizada sem os projetos de engenharia, e esses projetos estão prontos — diz o prefeito.
Algumas das obras pleiteadas junto ao governador são reivindicações antigas da comunidade. Porém, o município aguarda a entrega de um pedido formal de recursos a Carlos Moisés, com a apresentação da lista completa de ações, para aí então divulgar as demandas solicitadas e os respectivos valores. Confira abaixo as já confirmadas.
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A lista prévia de obras pleiteadas
Corredor Norte de Blumenau
Prevê a reurbanização da Rua Dr. Pedro Zimmermann, desde a Rua Engenheiro Udo Deeke até a serra da Vila Itoupava. Inclui o prolongamento da Rua São Valentim e a reforma e ampliação da Ponte Santa Catarina. Os estudos iniciais apontam que seriam necessários mais de R$ 220 milhões para custear a obra.
O município está trabalhando para conseguir um financiamento para executar o Corredor Norte junto ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), mas caso o Estado sinalize o auxílio financeiro a prefeitura ganha fôlego financeiro para viabilizar outras obras.
Parque Linear
Para o trecho na margem esquerda do Itajaí-Açu, no Centro, a proposta é criar um espaço para caminhada e contemplação da paisagem com direito a mirante e arborização. O projeto ainda está em fase de revisão. Depois precisa se definir quem vai executar os serviços, que devem levar até um ano e meio para conclusão.
Novo asfaltamento da pista de pouso do Quero-Quero
É importante para potencializar a aviação executiva no Aeroporto Regional de Blumenau e também reflete no trabalho do Arcanjo-03 e do serviço de transplante de órgãos. São necessário R$ 5 milhões, com repasse de recursos formalizados em abril por Daniela Reinehr, que à época ocupava a cadeira de governadora.
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Pavimentação de ruas nas Tatutibas
Demanda antiga dos moradores da Itoupava Central, a pavimentação das ruas Paulo Zingel (um trecho), Paulo Zingel Filho e Erich Meyer. Em 2019, a prefeitura disse ao Santa que essas obras custariam mais de R$ 30 milhões, incluindo a Rua Carlos Krueger, que atualmente está sendo pavimentada. O valor alto tem justificativa: são estradas longas de barro.
Construção de duas novas pontes
Uma nova estrutura no bairro Testo Salto, ligando a Rua Maike Andersen Deeke com a Rua Bernardo Scheidemantel. O local da segunda estrutura não foi informado.
Construção de três galerias pluviais
Nas ruas Araranguá, Divinópolis e Santa Efigênia.
Crítica e troca de farpas
A relação entre Hildebrandt e o governo Carlos Moisés carrega um histórico de críticas e troca de farpas públicas. O prefeito de Blumenau chegou a chamar de obra pífia o prolongamento da Via Expressa, executado pelo Estado. Em outro episódio, o secretário de Estado da Infraestrutura culpou o município pela demora para tirar o Centro de Convenções do papel.
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O encontro recente entre prefeito e governador é visto como uma tentativa de reaproximação que pode render bons frutos aos cidadãos. Na análise do colunista Ânderson Silva, a reunião desta semana debateu recursos, “mas nos bastidores teve forte cunho político”.
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