nsc
santa

Bom investimento

Venda de imóveis cresceu 26,1% no último ano e setor permanece aquecido

Ultrapassando 113 mil unidades comercializadas em 2020, resultados positivos do mercado imobiliário são reflexos da busca por imóveis mais confortáveis, juros baixos e crédito acessível

24/05/2021 - 08h08 - Atualizada em: 10/06/2021 - 08h26

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
Cetil Park Residence
Imóveis seguem sendo um bom investimento em um cenário de juros baixos como o atual.
(Foto: )

Embora a pandemia do novo coronavírus tenha feito um tremendo estrago na economia global, certos setores conseguiram de alguma forma contornar ou se adaptar à uma crise inédita e apresentar resultados positivos depois do susto inicial. Um deles é o mercado imobiliário, que no Brasil encerrou o último ano com crescimento no total de unidades comercializadas e lançamentos, superando inclusive números de anos anteriores segundo relatório da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) e da Fundação Instituto de Pesquisas (Fipe).

> Área de lazer em condomínios oferece mais qualidade de vida e praticidade na rotina

Um dos investimentos mais procurados no país devido à possibilidade de bons retornos, estabilidade e possibilidade de valorização, imóveis seguem sendo um ótimo negócio em um cenário de juros baixos como o atual. Isso se dá também pelo fato desse modelo de investimento trazer mais segurança e estabilidade para quem aplica em imóveis, além do benefício da valorização em longo prazo.

A pandemia da Covid-19 também mudou hábitos e a rotina da maioria das famílias, e fez muita gente perceber que sua casa ou apartamento não comportava mais este novo estilo de vida. Se antes boa parte das pessoas passava a maior parte do tempo fora de casa, a necessidade de isolamento e distanciamento social inverteu esta experiência.

Cetil Park Residence
Novo cenário mudou tornou ainda mais necessário um lar que alie conforto e funcionalidade no dia a dia.
(Foto: )

Essa busca por mais conforto, aliada a um cenário de crédito acessível e juros baixos, aqueceu ainda mais o mercado imobiliário no Brasil. Segundo o relatório da Abrainc e da Fipe, em 2020 houve um aumento em relação à 2019 de 26,1% no número de imóveis comercializados, ultrapassando as 113 mil unidades vendidas.

— A pandemia trouxe uma nova necessidade de moradia. A realidade do home office, de receber as pessoas em vez de se encontrar em um bar ou restaurante, fez muita gente sentir que seu apartamento ficou pequeno, que faltava uma área comum mais arejada e espaçosa para as crianças brincarem. Por outro lado, o crédito fácil e acessível e a política de juros baixos promovidas pelo governo foram um convite para fazer investimentos em imóveis — afirma o delegado da região de Blumenau do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina (Creci-SC), Euclides dos Santos Junior.

Para ele, apesar de muitas pessoas estarem sofrendo financeiramente com a pandemia, inclusive perdendo emprego ou tendo de fechar seus negócios, uma parcela da população seguiu empregada e acabou até economizando ao deixar de viajar, frequentar restaurantes e fazer compras consideradas supérfluas.

— Com a nova rotina, muitas dessas pessoas acabaram poupando dinheiro e encontraram a chance, a oportunidade de investir no mercado imobiliário ou mesmo se mudar para um lugar melhor, mais confortável — avalia o corretor de imóveis.

Conjuntura econômica favorável

O cenário econômico tem, de fato, levado muita gente a optar por negócios no ramo imobiliário. Junto com uma das taxas de juros Selic mais baixas da história do país, os bancos estão oferecendo empréstimos com juros baixíssimos à longo prazo. 

Com o mercado de ações e fundos de investimentos oscilando diante da instabilidade política e econômica e a poupança rendendo muito pouco, os imóveis se tornaram ainda mais atraentes, seja para quem pretende ganhar com aluguéis, revendas ou mesmo para morar melhor. Mas para evitar dores de cabeça e saber se está fazendo um investimento correto, Euclides sugere uma boa assessoria, muita pesquisa e planejamento.

> Como escolher o bairro ideal para viver?

— Sugerimos sempre que a pessoa esteja bem assessorada, de preferência com um corretor de imóveis. Analisar cada proposta friamente e comparar com outras opções semelhantes para ter noção do valor, se está adequado. Também é fácil e muito importante checar a reputação da construtora do prédio. Além disso, avaliar bem as parcelas, os reforços, e ver qual é a melhor opção de financiamento — enumera o corretor da Creci-SC.

Condições facilitadas para compra

Alguns fatores podem ajudar a prever a valorização futura de um imóvel. Regiões em franca expansão, onde é possível ocorrer num futuro próximo elementos de valorização como a instalação de um hospital, uma empresa, uma universidade, acabam sendo lugares mais atrativos para investir. Em Blumenau, a região Norte é a que mais cresce. E, com a duplicação da BR-470 cada vez mais próxima da realidade, a expectativa é que a região acelere ainda mais seu crescimento.

Na Itoupava Central, maior bairro de Blumenau e da região Norte, uma das novidades do mercado imobiliário é a construção do Cetil Park Residence. O primeiro condomínio de alto padrão do bairro está com obras em estágio avançado, e segue com apartamentos à venda.

Cetil Park Residence - Fachada
Com o potencial de valorização e expansão de Itoupava Central, em Blumenau, condomínio de alto padrão pode ser um bom investimento no mercado imobiliário.
(Foto: )

Com condições facilitadas, como entrada de apenas 15%, pagamento de reforços flexível e financiamento em até 110 vezes direto com a construtora, reajustado apenas pelo INCC, o condomínio é ótima oportunidade para quem quer investir ou mesmo morar em um lugar melhor. Com 4 mil metros quadrados de área, incluindo pista de caminhada, piscina, academias e até uma área de preservação permanente, o Cetil Park Residence conta com apartamentos amplos, com metragem a partir dos 135 metros quadrados de área total.

Para conhecer o alto padrão acessível do Cetil Park Residence, a construtora oferece visitas sem compromisso a um apartamento pronto, já decorado. Para agendar uma, basta entrar em contato pelo telefone (47) 9 9644-7064.

Acesse o site da incorporadora e saiba mais sobre o Cetil Park Residence.

Está buscando um imóvel de alto padrão? Confira dicas no canal Viva bem em Blumenau.

Leia também

Decoração: designer de interiores transforma ambientes em poucas horas

Fique por dentro do universo de investimentos; Acesse o glossário do investidor

Colunistas