nsc
dc

Fique ligado

Vestibular da UFSC será presencial e tem data definida; confira calendário

A estrutura da prova sofrerá mudanças para que a realização seja segura para vestibulandos e colaboradores

28/09/2021 - 18h47 - Atualizada em: 28/09/2021 - 18h49

Compartilhe

Gabriela
Por Gabriela Figueiredo
Na próxima edição, a prova será dividida em dois dias de um final de semana
Na próxima edição, a prova será dividida em dois dias de um final de semana
(Foto: )

O vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina será realizado presencialmente no início de 2022. A decisão ocorreu com o aval do Conselho Universitário para que a prova aconteça nos dias 29 e 30 de janeiro do ano que vem. Serão oferecidas 4.549 vagas em 98 cursos.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), responsável pela organização, deve lançar o edital do concurso em meados de outubro. De acordo com a UFSC, as inscrições estarão abertas de 18 de outubro a 19 de novembro.

A expectativa da Comissão é que a maior parte dos vestibulandos esteja com a vacinação completa na data da prova. A presidente da Coperve, Maria José Baldessar, defendeu a necessidade de um concurso presencial.

— Acreditamos que podemos oferecer um processo seguro.

A professora ainda afirmou que a prova presencial era um desejo da comunidade, mas afirmou que se o controle da pandemia regredir, a realização da prova pode ser reavaliada pela Comissão.

Segundo a UFSC, adaptações na estrutura da prova serão feitas para que a realização seja segura para os vestibulandos e colaboradores. As questões discursivas, comuns em edições anteriores, serão retiradas do exame por demandarem muito tempo de resposta. 

Além disso, a Comissão estabeleceu uma série de protocolos como a obrigatoriedade do uso de máscaras, a seleção de colaboradores preferencialmente vacinados, ocupação de salas entre 50% a 60% da capacidade, escolha de locais ventilados, adequação do fluxo de pessoas nos prédios, cuidados com a limpeza e instalação de postos médicos nos locais de prova.

As provas serão realizadas nas cidades de Florianópolis (e municípios da Grande Florianópolis), Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Balneário Camboriú, Canoinhas, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Curitibanos, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Rio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

> Secretário da Educação SC quer Bolsa Estudante ainda este ano; veja

Como será a estrutura da prova

O concurso terá duas provas, a primeira realizada no dia 29 de janeiro, no sábado, das 14h às 18h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Primeira Língua (Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras – 12 questões); Segunda Língua (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira – 8 questões); Matemática (10 questões) e Biologia (10 questões).

A segunda prova está planejada para o dia 30 de janeiro, no domingo, com duração de cinco horas – das 14h às 19h. Neste dia, os candidatos responderão 40 questões de proposições múltiplas e/ou abertas das disciplinas de Ciências Humanas e Sociais (20 questões, distribuídas entre as disciplinas de História (7), Geografia (7), Filosofia (2), Sociologia (2) e mais duas questões interdisciplinares envolvendo pelo menos duas dessas disciplinas), além de Física (10 questões), Química (10 questões) e a Redação.

Calendário do vestibular

  • 15 de outubro de 2021 – Lançamento do Edital
  • 18 de outubro de 2021 – Início das inscrições e prazo de pagamento e Início do período de solicitação de isenção
  • 29 de outubro de 2021 – Fim do prazo de solicitação de isenção
  • 8 de novembro de 2021 – Resultado das solicitações de isenção
  • 19 de novembro de 2021 – Fim do período de Inscrições
  • 22 de novembro de 2021 – Último dia para pagamento da taxa de inscrição

Leia também

Veja os erros de português mais comuns na redação do Enem e vestibulares

14 grandes empresas de Blumenau que foram vendidas e o que aconteceu com elas

Menino morto em acidente em Blumenau estava a caminho da escola com o irmão

Colunistas