O litoral catarinense está avistando mais filhotes de baleias-francas semialbinos na temporada de 2025, ao comparar com o resto do Brasil. Dos cinco registros de animais com essa característica rara no litoral brasileiro neste ano, três foram em Santa Catarina, confirmou o Programa de Pesquisa e Conservação da Baleia Franca (ProFranca) ao NSC Total.

Continua depois da publicidade

O avistamento das baleias-francas semialbinas é raro. De acordo com o ProFranca, em média, somente um filhote com essas características é visto a cada duas temporadas da espécie na costa brasileira. Já Santa Catarina teve a sorte de ver três filhotes diferentes somente nessa temporada.

Essa característica genética ocorre, normalmente, em machos que nascem de mães com manchas cinzas. Quando crescem, esses filhotes ficam acinzentados, segundo o ProFranca.

Veja fotos

Quando os filhotes foram avistados?

Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFranca, explica que as equipes monitoram as visitas das baleias e identificaram a frequência dos animais na costa brasileira:

Continua depois da publicidade

— No total, esse ano, no litoral brasileiro, nós já tivemos o registro do cinco filhotes semialbinos que nasceram nesse ano. Sendo que desses cinco, três foram vistos aqui em Santa Catarina — conta.

O primeiro filhote semialbino foi avistado em Santa Catarina no dia 6 de julho, no Farol de Santa Marta, em Laguna, e na Praia da Gamboa, em Garopaba. Antes de visitar o Sul catarinense, o mesmo filhote passou pela Praia do Cassino, no Rio Grande do Sul, segundo o ProFranca.

O outro filhote com a característica rara foi avistado na Praia do Rosa, em Imbituba, no dia 9 de julho.

Já o terceiro foi visto mais recentemente, no dia 18 de julho, na Praia de Itapirubá Norte, também em Imbituba.

Continua depois da publicidade

Um outro filhote semialbino foi avistado em Pontal do Paraná, segundo a ProFranca. Além desse, mais um foi avistado no litoral do Espírito Santo.

O ProFranca sabe quantos filhotes são porque eles têm padrões de coloração diferentes. Além disso, são acompanhados das mães, já monitoradas e “velhas conhecidas” do instituto.

Conheça os filhotes que visitaram SC

Os vídeos dos filhotes semialbinos que visitaram Santa Catarina disponibilizados ao NSC Total pelo ProFranca são os mesmos que o instituto utilizou para analisar as características dos animais. O registro do filhote visto na Praia do Rosa é do Instagram “vamoboragalera”, e foi encaminhado ao instituto.

Filhote visto no Farol de Santa Marta, em Laguna, e na Praia da Gamboa, em Garopaba

Filhote visto na Praia do Rosa

Filhote visto na Praia de Itapirubá Norte, em Imbituba

Por que baleias-francas estão “preferindo” SC?

As avistagens de baleias-francas em outros litorais brasileiros são ao acaso. Mas Karina Groch, do ProFranca, explica que em Santa Catarina é diferente, já que é a principal área histórica de ocorrência da espécie.

Continua depois da publicidade

— As baleias-francas estão em recuperação populacional. A população está aumentando e, com isso, a gente tende a ter avistagens nessas outras áreas, que a gente espera que sejam cada vez mais frequentes, porque a antiga área de distribuição das baleias-francas no Brasil ia até o Sul da Bahia — comenta a diretora de pesquisa.

O que reduziu a população de baleias-francas foi a caça. Quando os animais começaram a retornar após a suspensão da prática, no início da década de 80, as primeiras baleias apareciam em Santa Catarina, segundo Karina.

Como a caça às baleias mudou SC e quase levou espécie à extinção

— A gente não tem muitas informação antes do período da caça, mas tudo indica que a região [litoral catarinense] era a preferida [das baleias]. A recuperação delas começou aqui e por isso que, mesmo que a gente tenha uma pequena probabilidade de ocorrência dos filhotes semialbinos, considerando a maioria dos filhotes que nascem pretos, sempre a maior probabilidade é de ter mais aqui em Santa Catarina — diz ela.

As baleias-francas em SC

As baleias-francas realizam grandes migrações no Hemisfério Sul, entre suas áreas de alimentação e reprodução. Na maior parte do tempo, estão submersas. É possível avistar os animais na costa catarinense entre julho e novembro, quando elas chegam à região para dar à luz e amamentar os filhotes.

Continua depois da publicidade

Baleia-franca: a ilustre visitante do litoral de Santa Catarina

Segundo o ProFranca, cerca de 10% da população de baleias-francas-austrais que frequenta as áreas de concentração reprodutiva apresentam manchas brancas no ventre e no mento. Contudo, os sinais podem ocorrer em todo o corpo, o que resulta em indivíduos parcialmente albinos.

Conheça a baleia-franca

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

O vira-lata mais amado de Balneário Camboriú tem até fã-clube nas redes sociais

Pinguim é resgatado em praia de Itapoá e levado ao “pronto-socorro” em SC

A primeira cidade de SC a oferecer medicamentos à base de cannabis gratuitos