nsc
dc

Transporte coletivo

Volta dos ônibus em SC: veja como as cidades preparam a retomada

Autorizado pelo governo do Estado a partir do dia 8, retorno do transporte municipal é decidido pelas prefeituras

05/06/2020 - 03h00 - Atualizada em: 05/06/2020 - 11h20

Compartilhe

Lucas
Por Lucas Paraizo
Transporte coletivo
Transporte coletivo estava suspenso em SC desde o dia 18 de março
(Foto: )

A partir de segunda-feira (8), cada município catarinense vai poder decidir se retoma ou não o transporte coletivo. Os ônibus estão parados em toda Santa Catarina desde o dia 18 de março, quando o governo estadual decretou situação de emergência pelo coronavírus. Considerado um dos últimos serviços que poderiam voltar a funcionar no Estado, o transporte coletivo agora depende da situação de cada município.

> Confira o painel com os números atualizados sobre o coronavírus em SC

Por enquanto, apenas os ônibus municipais e intermunicipais podem voltar a rodar em Santa Catarina. Veículos de transporte interestadual de passageiros, público ou privado, e serviços de fretamento e turismo seguem suspensos até 2 de agosto.

Veja o planejamento para o transporte coletivo nas regiões de SC:

Grande Florianópolis

Mantendo medidas mais duras contra o coronavírus mesmo após liberações estaduais, a prefeitura de Florianópolis prorrogou a suspensão do transporte coletivo e agendou para o dia 17 de junho a retomada na Capital. A ideia é aplicar uma série de regras, com os ônibus rodando apenas de segunda a sexta-feira e com apenas 40% da ocupação por veículo.

Em Biguaçu, São José e Palhoça o serviço será retomado já nesta segunda-feira (8). Nas três cidades, as prefeituras decidiram em conjunto operar o serviço durante a semana com horário de sábado, e aos sábados com horário de domingo. Aos domingos não haverá ônibus por enquanto. A ocupação máxima será de 50% e idosos não podem usar o transporte coletivo.

O transporte intermunicipal entre as cidades da região deve voltar junto do serviço da Capital, no dia 17 de junho.

Vale do Itajaí

Em Blumenau os ônibus devem voltar a circular no dia 15, conforme a prefeitura. Os usuários deverão usar máscaras e todos os terminais urbanos terão marcações no chão delimitando o distanciamento entre os passageiros enquanto aguardam os veículos.

A prefeitura de Blumenau irá reduzir linhas e horários, além de proibir por tempo determinado o pagamento em dinheiro, deixando o acesso apenas para quem tiver o cartão da Blumob.

Outras prefeituras da região ainda não confirmaram a data de retorno do transporte coletivo.

Norte

Um dos municípios que já pleiteava o retorno do transporte coletivo, Joinville voltará a ter ônibus nas ruas a partir de segunda-feira (8). O município também vai adotar várias medidas, como a proibição para idosos e a ocupação máxima de 60%.

A prefeitura de Jaraguá do Sul decidiu esperar mais alguns dias e informou que o transporte deve voltar na segunda quinzena de junho. Já em São Francisco do Sul, a tendência é de os ônibus voltem a rodar já na segunda-feira (8).

Oeste

Região de Santa Catarina com mais casos de coronavírus, o Oeste analisa com cuidado os dados do coronavírus para adotar as próximas medidas. Cidade com mais confirmações de covid-19 no Estado, Chapecó ainda não divulgou a data de retorno do transporte coletivo. Segundo a prefeitura, uma coletiva de imprensa no sábado deve ter anúncios dos próximos passos.

Em Concórdia, segunda cidade com mais casos no Estado, também segue indefinida. 

Serra

Com as menores taxas de contaminação do coronavírus em Santa Catarina, a retomada dos serviços na Serra deve ser mais rápida, conforme as prefeituras locais. Sem nenhuma morte por covid-19 até agora, Lages terá ônibus rodando nas ruas na segunda-feira (8). Transportes intermunicipais na região também devem voltar a funcionar.

Sul

Região que viu a pandemia chegar mais cedo em Santa Catarina, com os primeiros casos de transmissão comunitária no início de março, o Sul do Estado vive dias mais tranquilos e planeja a retomada dos serviços.

Em Criciúma, o transporte coletivo vai voltar na segunda-feira (8) com restrições. A prefeitura reduziu os horários e suspendeu o transporte aos domingos, além de delimitar a ocupação em 50% dos veículos. Idosos com mais de 65 anos não vão poder usar o transporte por enquanto, e o pagamento será feito apenas em cartão. As mesmas regras valem para o transporte intermunicipal.

O transporte também voltará na segunda-feira nas cidades de Tubarão, Gravatal, Jaguaruna, Laguna e Imbituba, que decidiram em conjunto após uma reunião da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Colunistas