Bolsonaro e Hang, quem diria, têm um ponto de discórdia

Compartilhe:

Bolsonaro e Hang em Brasília (Foto: Reprodução)

Desde que assumiu a militância bolsonarista, Luciano Hang colou sua imagem – e a de seus negócios – ao governo Bolsonaro. Tal identificação faz com que uma divergência entre o empresário catarinense e o presidente da República soe não apenas inédita, mas inusitada – e é exatamente o que ocorre em relação ao horário de verão.

Continua após a publicidade

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

Hang voltou a se manifestar esta semana a favor do decreto que adiantava os relógios dos brasileiros em uma hora, nos meses mais quentes do ano, para forçar economia de energia elétrica. O horário de verão foi revogado por Jair Bolsonaro em abril de 2019, e ele não dá sinais de que esteja disposto a voltar atrás.

Continua após a publicidade

Há chance de um novo apagão no Brasil por causa da crise hídrica?

“Neste momento, em que o maior programa social que existe é o emprego, temos que incentivar ainda mais medidas que impulsionem a economia brasileira. O retorno do horário de verão é uma estratégia muito importante que trará benefícios para toda a sociedade”, escreveu o empresário nas redes sociais, em apoio a entidades como Abrasel, Feturismo e SindHoteis.

Prédio balança em Balneário Camboriú com vento e causa “ondas” em triplex de R$ 17 milhões

Em junho, Hang já havia aderido à campanha de empresários do turismo pela volta do horário de verão. O principal argumento é de que uma hora a mais de sol estimula a movimentação do setor, bastante afetado pela pandemia.

Continua após a publicidade

Variante Delta em SC traz risco para todas as idades e pode lotar sistema de saúde, diz nota de alerta

Faz sentido?

Do ponto de vista energético, a economia propiciada com o horário de verão, que levou a uma redução média de consumo de 0,5%, perdeu relevância ao longo do tempo. Mas o assunto ganhou uma nova dimensão com a crise hídrica: diante do sob risco real de um apagão no país, toda economia parece viável e providencial.

Continua após a publicidade

Foto aérea do alargamento da praia em Balneário Camboriú causa polêmica

Alargamento da praia em Balneário Camboriú já faz subir preço dos imóveis

Continua após a publicidade

Até agora, no entanto, Bolsonaro não indicou que pretenda voltar atrás e reeditar o horário de verão – mesmo com as manifestações favoráveis por parte de apoiadores como Hang. Sua justificativa para acabar com a hora extra de sol, por decreto, foi que a mudança mexia com o relógio biológico dos trabalhadores, afetava a produtividade e não trazia ganho significativo em economia de energia elétrica.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Continua após a publicidade

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Continua após a publicidade

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

Continua após a publicidade

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram