nsc
nsc

Meio ambiente

Começa o alargamento da praia em Balneário Camboriú; veja as primeiras imagens

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
22/08/2021 - 11h58 - Atualizada em: 23/08/2021 - 06h05
Alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú
Alargamento da Praia Central de Balneário Camboriú (Foto: Renata Furlanetto, Divulgação)

Começaram no fim da manhã deste domingo (22) as obras de alargamento da Praia Central em Balneário Camboriú, que devem aumentar de 25 para 70 metros, em média, a extensão da faixa de areia. O pontapé inicial se deu com a chegada da draga Galileo Galilei, que fez o primeiro carregamento de areia na jazida, a 15 quilômetros da orla, antes de se aproximar da praia.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

A areia captada pela draga é transportada pela embarcação até os dutos, que foram posicionados na altura da Rua 3.700. É por essa tubulação que a areia chega até a praia, onde é então espalhada por máquinas e operários.

Ao longo dos últimos meses, a soldagem dos dutos mudou a paisagem na faixa de areia da Praia Central, que foi transformada em canteiro de obras. Os trabalhos também interferem na navegação, que está proibida no entorno do alargamento e não é recomendada em toda a extensão da praia.

Animação mostra como será feito o alargamento da praia em Balneário Camboriú

Pronta para a temporada

A expectativa é que os trabalhos sejam finalizados até o fim de outubro, ou início de novembro. Com isso, a praia deve estar 100% alargada até a alta temporada de verão. 

Como a areia vem do fundo do mar e está molhada, a tendência é que a praia fique com uma coloração mais escura logo após o alargamento - o que pode durar algumas semanas ou meses, até que seque completamente. A secretária de Meio Ambiente de Balneário Camboriú, Maria Heloísa Lenzi, diz que a areia da jazida é ligeiramente mais clara do que a areia da praia atualmente. Por isso ela espera que, após a secagem, a Praia Central tenha uma faixa de areia mais clara, e uma orla mais transparente. 

Efeito alargamento: Balneário Camboriú terá o metro quadrado mais caro do país

Draga Galileo Galilei começa os trabalhos em Balneário Camboriú
Draga Galileo Galilei começa os trabalhos em Balneário Camboriú
(Foto: )

Balneário Camboriú é a ‘praia que perdeu o sol’ em publicação internacional

Obra aguardada

As obras de alargamento começaram a ser discutidas em Balneário Camboriu ainda na década de 1990, e passaram por um plebiscito em 2001, acompanhado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). 

O projeto que está em execução foi entregue em 2017 à prefeitura pelo Instituto +BC, uma organização formada por empresários da construção civil que pagou pela proposta e fez a doação ao município. A licitação foi vencida por um consórcio formado pela empresa DTA e a belga Jan de Nul, que ofereceram proposta de R$ 66 milhões. 

O alargamento da Praia Central era uma aposta e uma promessa de campanha do prefeito Fabríci Oliveira (Podemos). Neste domingo, a prefeitura de Balneário Camboriú montou uma estrutura com palco na altura da Rua 3.700, e transmitiu ao vivo o início dos trabalhos. O evento causou pontos de aglomeração na Praia Central. 

Tubulação por onde passa a areia levada até a praia
Tubulação por onde passa a areia levada até a praia
(Foto: )

Menos sombra

O principal argumento da prefeitura de Balneário Camboriú para as obras de alargamento é a necessidade de recompor a faixa de areia, que foi "engolida" pelo mar ao longo das últimas décadas. Mas o engordamento também deve aumentar o tempo de sol na Praia Central, que é atingida pelas sombras projetadas pelos arranha-céus todo início de tarde.

A expectativa é que as obras de alargamento tragam reforço ao turismo e ganho ao setor imobiliário. As estimativas apontam valorização de até 20% para os imóveis à beira-mar. 

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz​ 

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia também

Teve reação à vacina da Covid-19? Saiba o que fazer

Entenda o conflito no Afeganistão com volta do Talibã ao poder em 10 perguntas e respostas​​​​

Variante Delta: veja a eficácia de cada uma das vacinas da Covid​​

Conheça os 16 animais mais estranhos e raros vistos em SC

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

­

­

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas