O Grupo Allog, empresa especializada em logística internacional que tem sede em Itajaí e unidades em diferentes regiões do Brasil, anunciou nesta quarta-feira (4) a aquisição das empresas cearenses FTrade e Fortallog – que, juntas, executam a maior operação exportadora de frutas do país. Made in Brasil, tipo exportação.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A negociação ultrapassa R$ 100 milhões, e faz parte do projeto de ampliação do portfólio de negócios da catarinense Allog, que pretende ampliar a participação no mercado de carga refrigerada e a atuação na logística integrada.
Com matriz em Fortaleza, a FTrade é o maior player no transporte marítimo de frutas do Brasil, e uma referência para o agronegócio nacional. Detém 64% do market share do volume de frutas e vegetais movimentados pelos freight forwarders (fonte Dataliner 2022), composto, principalmente, por manga, melão, uva, melancia, limão, tangerina, coco, pitaya, maçã e pera produzidas nos estados do Nordeste e enviadas para diferentes regiões do mundo – e projeta um crescimento significativo no faturamento nos próximos anos. Para 2023, a expectativa é um aumento de 17% no faturamento, seguido por um crescimento ainda mais expressivo de 19% previsto para 2024.
“Boom” de iates causa fila de espera de dois meses para manutenção pré-temporada em SC
Continua depois da publicidade
A Fortallog, reconhecida como especialista logístico, é o braço estratégico da FTrade e dispõe de uma ampla frota focada no transporte rodoviário de carga refrigerada no Nordeste, do interior para os principais portos dos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco.
Rodrigo Hauck, diretor de Operações da Allog, diz que a aquisição das duas empresas vem pautada pelo planejamento estratégico. A negociação prevê manter os nomes e marcas das empresas adquiridas, assim como o quadro de colaboradores. Com a consolidação do negócio, o Grupo Allog passa a contar com mais de 350 funcionários.
SC avalia “tax free” para turistas estrangeiros
– As empresas FTrade e Fortallog continuarão com suas marcas separadas e sua própria configuração comercial. Nós confiamos no agronegócio brasileiro, nas pessoas envolvidas e no enorme potencial econômico da região Nordeste. Com isso, também fortalecemos nosso segmento de carga refrigerada aos clientes das regiões Sul e Sudeste. Nosso propósito é unir forças e compartilhar o conhecimento – acrescenta Alex Oliveira, fundador do Grupo Allog.
Com 22 anos de atuação, a empresa aposta na diversificação de segmentos que demandam uma logística altamente especializada – derivados de madeira, produtos do mercado solar, gêneros alimentícios, desembaraço aduaneiro e carga projeto, além de ser referência na exportação e movimentação de cargas líquidas, modal aéreo e rodoviário internacional. O grupo Allog possui unidades em Itajaí (SC), Campinas (SP), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Curitiba (PR), São Paulo (SP) e Manaus (AM).
Continua depois da publicidade
Leia mais
Proposta recorde para operar Porto de Itajaí é desclassificada na fase documental
Projeto de lei cria Rota da Memória para contar história da ditadura em Florianópolis