O navio Costa Fascinosa fará a primeira escala da retomada dos cruzeiros em Santa Catarina, nesta terça-feira (30). A chegada da embarcação ao Atracadouro Barra Sul, em Balneário Camboriú, marca o início de uma temporada que começou conturbada, com sucessivos cancelamentos – antes do Costa Fascinosa, duas escalas do navio MSC Preziosa foram suspensas nos últimos dias. O motivo foi um atraso na validação do Plano Operacional de Monitoramento da Saúde, o protocolo sanitário estadual para acompanhamento dos cruzeiros.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

As escalas suspensas do MSC Preziosa, que seria o responsável pela abertura da temporada em Santa Catarina, ocorreriam nos dias 16 e 28 de novembro. Na ocasião, segundo o Atracadouro Barra Sul, a MSC Cruzeiros informou as viagens foram canceladas porque a Anvisa ainda não havia liberado o desembarque nos destinos nacionais. 

Veja nota emitida pela empresa:

“O Atracadouro Barra Sul esclarece que a empresa MSC Cruzeiros informou que está cancelada a chegada do navio previsto para o dia 28 de novembro, na cidade. A empresa justificou que a Anvisa ainda não liberou o desembarque aos destinos nacionais. O Atracadouro destaca ainda que todas as exigências feitas para nossa empresa e para a Prefeitura, pelo órgão regulador foram atendidas, estando apto para poder operar”.

Continua depois da publicidade

Com areia loteada por bares, praias de SC têm dono e não é a população

O motivo para o impedimento seria a falta do Plano Operacional do Estado no momento da liberação das escalas pela Anvisa. Ali estão os protocolos sanitários locais quando há casos de Covid-19 identificados a bordo, por exemplo. O presidente da Santur, Renê Meneses, diz que a documentação já vinha sendo preparada pelo Estado, e ficou pronta assim que as companhias enviaram suas informações – o que, segundo ele, ocorreu no início de novembro.

– Assim que a Anvisa autorizou a liberação dos cruzeiros, o Governo do Estado começou a fazer esse plano. Dependíamos das companhias para apresentarem a proposta, e assim que recebemos encaminhamos e apresentamos – diz.

Bombinhas cobra R$ 19 milhões dos devedores da TPA, que podem ficar com nome sujo

Melhor praia de Santa Catarina: o que fazer em Bombinhas

Em nota, a Diretoria Estadual de Vigilância Sanitária (Dive), que elaborou o material, informou que a documentação estava pronta antes da data prevista para a primeira escala em Balneário Camboriú. 

“O Plano operacional de monitoramento em saúde de navios de cruzeiros foi finalizado no dia 13/11 e publicado no dia 16/11, mas já estava disponível no dia 13/11 e foi encaminhado para a coordenadora de portos e aeroportos da Anvisa no estado de Santa Catarina, apesar de não ser de competência do Governo do Estado o encaminhamento. É de responsabilidade de cada empresa de cruzeiros o envio da documentação para a Anvisa, incluindo o Plano operacional de monitoramento em saúde de navios de cruzeiros”.

Continua depois da publicidade

Carros de luxo transformados em viaturas da PM em SC são tirados de circulação

O presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Abremar), Marco Ferraz, preferiu não comentar o caso. Disse apenas que o problema foi resolvido, e ressaltou que Santa Catarina receberá o Costa Fascinosa nesta terça.

Em nota à coluna, a MSC Cruzeiros trouxe uma versão diferente da informada pelo atracadouro para o cancelamento da escala prevista para o dia 28 de novembro, mas a companhia não se manifestou sobre a escala anterior, que também foi suspensa.

“O cruzeiro de três noites a bordo do MSC Preziosa, que partiu de Santos no dia 26 de novembro, foi um fretamento de uma empresa de organização de eventos. Em situações como essa, o itinerário é definido pela empresa fretadora, que optou por alterar a escala, anteriormente prevista em Balneário Camboriú, devido às questões climáticas. Balneário Camboriú permanece na programação regular de cruzeiros da MSC Cruzeiros e a primeira escala está prevista para o dia 18 de dezembro, com o moderno navio MSC Splendida”.

O Estado não recebe cruzeiros desde o início de 2020, quando a temporada foi afetada pelo início da pandemia de Covid-19. Os transatlânticos, que fazem escalas em Balneário Camboriú, Itajaí e Porto Belo, representam uma grande movimentação turística e econômica para o Litoral catarinense. Mesmo com redução na ocupação dos navios, a estimativa é que a temporada de cruzeiros gere um impacto e R$ 2,5 bilhões na economia do país, e 35 mil empregos.

Continua depois da publicidade

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais:

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Prédio mais alto da América do Sul tem Neymar, Luan Santana e números recordes em Balneário Camboriú

Polêmico, uso de fuzis por Guardas Municipais chega a SC

Destaques do NSC Total