nsc
nsc

inteligência artificial

Prédio em SC será o primeiro a ter "mordomo virtual" no Brasil

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
01/05/2022 - 10h30
Uma das funções do Mordomo Virtual será controlar a iluminação de LED da fachada
Uma das funções do Mordomo Virtual será controlar a iluminação de LED da fachada (Foto: Reprodução)

O competitivo mercado imobiliário no Litoral de Santa Catarina tem sido “laboratório” para o lançamento de técnicas e serviços inéditos no país. Desde as tecnologias investidas na construção dos arranha-céus, testes em túneis de vento e elevadores super-rápidos, até a instalação de comodidades para “fisgar” clientes e investidores.

Receba notícias do DC via Telegram

Em Porto Belo, o edifício Atmo Haus, lançado pela Inspire Empreendimentos Imobiliários, será o primeiro prédio no Brasil a oferecer o serviço de Mordomo Vitual. É semelhante a uma Alexa, mas com poderes "expandidos" - a tecnologia controlará tudo o que acontece dentro do condomínio e na área interna dos apartamentos, das medidas de segurança ao conforto. 

Será possível, por exemplo, abrir o portão da garagem sem precisar de controle, entrar em casa sem ter a chave e parar no andar correto sem ter que tocar no botão do elevador.

Luciano Hang vai erguer o maior prédio da América Latina em Balneário Camboriú

O assistente reconhecerá o morador e liberará automaticamente o acesso à garagem, monitorando o percurso - mas também é preparado para identificar, por exemplo, a companhia de um estranho. Se for o caso, acionará as medidas de segurança. Ao estacionar o carro, o Mordomo Virtual já terá acionado o elevador.

A tecnologia utilizará inteligência artificial para produzir um dashboard interativo, para facilitar a rotina. Se o morador tem o hábito de sair para trabalhar em determinado horário, mas está atrasado, o assistente enviará opções de trajeto com menor fluxo.

Primeiro hotel de luxo de Balneário Camboriú que hospedou até presidentes dá lugar a arranha-céu

É possível programar o Mordomo Virtual para as características, hobbies e cotidiano de cada morador. Se o proprietário tem interesse em determinado assunto como mercado financeiro, por exemplo, o dashboard exibirá dados sobre a Bolsa de Valores.

- O Mordomo Virtual faz deste um edifício inteligente que proporciona novas experiências e mais qualidade de vida, conforto e segurança aos moradores. É o primeiro do Brasil, mas temos certeza que esta tecnologia vai se tornar referência no país - diz Fabrício Pavesi, sócio da Inspire Empreendimentos.

A tecnologia também controlará a iluminação de LED da fachada do edifício, que será interativa. Os efeitos de luzes serão alterados de acordo com ambientes e datas comemorativas - e é possível programar um show de luzes para a data do aniversário de um morador.

Feito em SC, iate milionário de Cristiano Ronaldo tem fila de espera de 15 meses

O edifício será construído a 150 metros do mar e terá 28 pavimentos, com 61 apartamentos de alto padrão. Todos terão três suítes e duas vagas de garagem, com pré-instalação para carros elétricos. O projeto é todo sustentável, com captação e reaproveitamento da água da chuva, geração de energia limpa com painéis fotovoltaicos, geração de energia com a frenagem dos elevadores e luminárias em led microprocessadas de ultra eficiência.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

Convocada por engano em concurso em SC, candidata vai receber indenização após largar emprego

Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão

"Jeitinho" na lei vai ajudar prédio de 140 andares em Balneário Camboriú; entenda

Guarapuava e Criciúma: por que o novo cangaço mira cidades de médio porte

Portuários vão a Lula contra desestatização do Porto de Itajaí prevista por Bolsonaro

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas