nsc
nsc

Construção civil

Primeiro hotel de luxo de Balneário Camboriú que hospedou até presidentes dá lugar a arranha-céu

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
14/02/2022 - 12h09
Hotel Fischer, em Balneário Camboriú
Hotel Fischer, em Balneário Camboriú (Foto: Reprodução)

Começaram as obras do arranha-céu que ocupará o espaço conhecido, durante décadas, como o endereço mais elegante do turismo em Balneário Camboriú – o Hotel Fischer, na Barra Sul. O terreno, esvaziado em 2012, com a demolição do hotel, foi uma das últimas áreas disponíveis na Avenida Atlântica ao longo da última década.

Disparada de valorização em Balneário Camboriú chegará aos imóveis longe da praia, diz especialista

Inaugurado em 1957, o Hotel Fischer transformou Balneário Camboriú – na época, “praia de Camboriú”. A emancipação do município só ocorreria em 1964. Antecipando a vocação da cidade para os prédios superlativos, o primeiro edifício do Fischer, com seus quatro andares, era a construção mais alta e imponente da região. Era o único hotel com banheiros em todos os quartos, de frente para o mar e cercado por uma praia pacata na maior parte do tempo. Mais tarde, um prédio de 12 andares foi acrescentado ao complexo, o primeiro em Balneário Camboriú a ter um heliponto.

Balneário Camboriú terá disputa de arranha-céus pelo título de maior da América do Sul em 2022

Na lista de hóspedes famosos do Fischer há dois ex-presidentes: Juscelino Kubitschek e João Goulart, que passou várias temporadas hospedado no hotel até comprar um terreno ali perto e construir uma casa de veraneio para a família.

O Hotel Fischer foi candidato a um processo de tombamento histórico, que acabou sendo rejeitado pela Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú. Desativado desde 2009, foi vendido e demolido.

Prédio de 154 andares e 500 metros de altura está em análise em Balneário Camboriú

A construtora Procave, que adquiriu o terreno, vai homenagear o icônico hotel no empreendimento que será construído no local. O prédio de duas torres, que se chamará Fischer Dreams, começou a ganhar vigas e estacas.

- Concebemos um projeto inusitado, elegante e que trará o mesmo aconchego que o Hotel Fischer remetia aos seus hóspedes naquela época. É uma forma de honrar e valorizar uma história tão importante e de tantos anos – diz Nivaldo Pinheiro, diretor da Procave.

Elevadores super-rápidos são nova obsessão dos arranha-céus em Balneário Camboriú

Arquitetura emocional

A arquitetura emocional, as inovações e a originalidade que o hotel representou para a cidade fazem parte do conceito do projeto, que buscou trazer de volta a importância simbólica do marco arquitetônico. O projeto de interiores do Fischer Dreams é assinado pelo Studio Casa Design, de Moacir Schmitt Jr. e Salvio Moraes Jr. A proposta é unir tecnologia e bem-estar num conceito de ligação com a natureza e alívio do stress – de certa forma, um resgate do clima de férias de verão no icônico hotel da década de 1950.

SC tem oito dos dez maiores arranha-céus da América do Sul

Para tanto, o projeto também investirá em uma ampla área de lazer, com 7 mil metros quadrados. As duas torres terão 50 e 53 andares, com 167 e 179 metros de altura, respectivamente. Os apartamentos podem ser personalizados, com três a oito suítes e até oito vagas de garagem.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais

SC tem 4 das 10 cidades mais caras do Brasil para comprar imóvel​

Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão

Balneário Camboriú tem "disputa" de Cristiano Ronaldo e xeiques árabes por cobertura de R$ 50 milhões

Maior prédio da América do Sul em Balneário Camboriú ganha revestimento de iate de luxo

Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas