nsc
nsc

Análise

Do sorriso ao figurino, os recados do encontro entre Jorginho Mello e Amin

Compartilhe

Dagmara
Por Dagmara Spautz
14/05/2022 - 15h17
Senadores Esperidião Amin e Jorginho Melo, pré-candidatos ao Governo do Estado
Senadores Esperidião Amin e Jorginho Mello, pré-candidatos ao Governo do Estado (Foto: Divulgação)

O senador Jorginho Mello (PL) e o senador Esperidião Amin (PP), ambos pré-candidatos ao Governo do Estado, estiveram frente a frente nesta sexta-feira (13) em um encontro em que até o figurino - praticamente idêntico - enviou recados. O primeiro, e mais evidente deles, é que existem pontos de afinidade entre os dois projetos e a possibilidade de juntar esforços, a exemplo do movimento que une os dois partidos em âmbito nacional em torno do presidente Jair Bolsonaro (PL), não é impossível.

Receba notícias do DC via Telegram

Jorginho vem há tempos tentando atrair o PP, mas o flerte não teve sucesso nas primeiras investidas. A própria executiva nacional do Progressistas defende uma candidatura própria em Santa Catarina e, hoje, o nome de Amin está confirmado para as convenções. Mas as opiniões são fluidas na política partidária em período pré-eleitoral.

A estratégia do PP considera disputar votos do bolsonarismo em SC. Mas o presidente Jair Bolsonaro teria sinalizado com a possibilidade de abraçar a candidatura de Jorginho, o que fará em pouquíssimos estados no primeiro turno. Isso dá ao PL uma vantagem importante e pode favorecer a união de forças.

O que Bolsonaro pode fazer para frear alta dos combustíveis e dos alimentos

Neste fim de semana, escrevi na edição impressa da coluna que Jorginho, até então voltado “para dentro”, está negociando e quer atrair outros partidos para o projeto. O PP é uma de suas opções favoritas.

Em meio de mandato no Senado, o senador Esperidião Amin nada perde ao disputar o governo. Se abrir mão em nome da unidade, fará um gesto para unificar o palanque de Bolsonaro em Santa Catarina. Ainda é cedo para dizer se estaria de fato disposto a isso. Por enquanto, fala em respeito recíproco. Junto com a foto do encontro, enviada à imprensa, foi a seguinte fala:

“Nos encontramos hoje, Jorginho Mello e Esperidião Amin e, a principal definição desta reunião é o respeito recíproco. Ele como candidato do PL e Esperidião Amin como pré-candidato a governador do Progressistas. Dois partidos que, em nível nacional, estamos apoiando a candidatura de Jair Bolsonaro. Primeira regra é de respeito recíproco. A segunda é de busca de formas de contribuir para que Santa Catarina tenha resgatado os compromissos dos governos federais. Os vários governos das várias sucessões de governo federal que não tem feito aquilo que Santa Catarina merece”.

Mas há um segundo sinal no encontro, que teve direito a foto sorridente. Ocorre que, horas antes, 46 prefeitos do PP haviam se reunido com o governador Carlos Moisés (Republicanos), em Florianópolis e declarado apoio ao projeto de reeleição. Se dispuseram a construir a aliança entre o governador e o partido - uma costura muito difícil, já que Moisés quer estar ao lado do MDB, rival histórico do Progressistas no Estado. A foto de Amin com Jorginho, com harmonia até no guarda-roupa, foi um recado às bases de que o partido se movimenta. Um jeito de lembrar aos interessados que há comando no leme.

Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz - NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz

Leia mais​

​Em Florianópolis, Fux diz que Judiciário pode rever atos dos outros poderes

Quem são os catarinenses na lista de convidados para o casamento de Lula​

Pagar pedágio com o Pix? Projeto avança na Alesc e está perto de aprovação

Porto de Itajaí pode ficar com chineses ou árabes após leilão

"Jeitinho" na lei vai ajudar prédio de 140 andares em Balneário Camboriú; entenda

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Dagmara Spautz

Colunista

Dagmara Spautz

O que acontece de mais relevante em boa parte do litoral catarinense, especialmente Itajaí e Balneário Camboriú. Fontes exclusivas e informações de credibilidade nas áreas de política, economia, cotidiano e segurança.

siga Dagmara Spautz

Mais colunistas

    Mais colunistas