O vereador Atila Oliveira, de Bombinhas, conhecido como Boca (PL), encontrou uma maneira inusitada para protestar contra o atraso no programa de saneamento da cidade. Ele entrou vestido no poluído Rio da Barra, gravou a “manifestação” e publicou nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
O “protesto” ocorreu na segunda-feira (2). O vereador disse que inicialmente pretendia mergulhar de cabeça, mas achou melhor evitar. Na gravação, ele diz que a poluição é a responsável por casos de virose gastrointestinal que têm aparecido em Bombinhas no verão. Depois que saiu da água, o parlamentar diz que tomou um banho com vinagre.
Vereador de Bombinhas toma banho em rio poluído em “protesto” por atraso no saneamento. pic.twitter.com/QlMVuJEYBT
— dagmara spautz (@dspautzsc) January 5, 2022
O Rio da Barra recebe o esgoto tratado de uma estação provisória, e possui ligações clandestinas. Desemboca no canto da Praia de Bombas, em local impróprio para banho. Desde janeiro do ano passado, esse ponto só esteve próprio para banhistas em quatro das 25 análises de balneabilidade feitas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) – a última vez foi em setembro.
Continua depois da publicidade
Balneário Camboriú tem explosão de casos de síndrome respiratória após Réveillon
Boca disse à coluna que seu protesto pretendia chamar atenção ao adiamento de prazos para que a concessionária Águas de Bombinhas implante a rede de esgoto na cidade, assunto que já foi denunciado por outros vereadores de oposição, como Isabela Camile (PSDB). De acordo com o contrato original, mais de 90% da rede deveria estar pronta até 2021 – mas os termos foram alterados em setembro, com aprovação do Legislativo.
Em nota, a empresa Águas de Bombinhas informou que a licença ambiental para instalação do sistema de esgoto foi liberada em novembro de 2021 mas as obras foram suspensas na temporada de verão. A concessionária diz que vai investir R$ 180 milhões na rede de esgoto até 2026. “O Rio da Barra será o corpo receptor dos efluentes tratados de Bombinhas. Até que o sistema seja completamente implantado é fundamental que a população faça uso de fossa filtro, como ocorre em todo o país”, diz a empresa.
Os bastidores da partida às pressas de Bolsonaro de SC
Sobre o despejo do esgoto tratado atualmente no rio, a Águas de Bombinhas informou que a quantidade corresponde a 18% do esgoto da cidade, e diz que “cumpre a eficiência do efluente tratado que é lançado no Rio da Barra”.
Bombinhas é a única cidade de Santa Catarina a cobrar Taxa de Preservação Ambiental (TPA).
Participe do meu canal do Telegram e receba tudo o que sai aqui no blog. É só procurar por Dagmara Spautz – NSC Total ou acessar o link: https://t.me/dagmaraspautz
Continua depois da publicidade
Leia mais
Prefeitos avaliam negociar vacinas para crianças com a Pfizer
Caravelas-portuguesas invadem Litoral Norte de SC; espécie é mais perigosa que água-viva
Quanto custa alugar um apartamento de luxo em Balneário Camboriú no verão
Efeitos colaterais da terceira dose da Pfizer; veja reações mais relatadas
Por que o alargamento da praia em Balneário Camboriú atraiu tubarões