nsc
nsc

Escola municipal

Professor é demitido por expor "conteúdo inapropriado" em Criciúma

Compartilhe

Denis
Por Denis Luciano
25/08/2021 - 19h31 - Atualizada em: 26/08/2021 - 10h03
Exibir o clipe de Etérea, de Criolo, resultou em demissão de professor de Artes
Exibir o clipe de Etérea, de Criolo, resultou em demissão de professor de Artes (Foto: Reprodução)

Um professor ministrava sua aula de Artes a uma turma de nono ano da Escola Municipal Pascoal Meller, no Bairro Santa Augusta, em Criciúma. Era para ser mais uma aula na manhã desta terça-feira (24) mas, a certa altura, a exposição de um clipe para os estudantes causou enorme repercussão e levou o professor, contratado em caráter temporário, a perder o emprego.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Ao tomar conhecimento do conteúdo, logo em seguida da aula, um pai de aluno começou a disparar a informação para diversas fontes. O vídeo rapidamente viralizou. Trata-se de um clipe do rapper Criolo, da música Etérea. O prefeito Clésio Salvaro (PSDB) classificou o clipe como "viadagem" e anunciou a demissão do professor. 

- Já estou determinando a imediata exoneração daquele professor que em sala de aula expôs um vídeo erotizado, inapropriado, para alunos do município. Nós não permitimos, não toleramos, está demitido esse professor - informou Salvaro, no começo da noite desta quarta-feira (25). - Nas escolas do município, enquanto eu estiver aqui de plantão, isso não vai acontecer. Essa viadagem na sala de aula nós não concordamos - sublinhou.

Escola Pascoal Meller no Bairro Santa Augusta, em Criciúma
Escola Pascoal Meller no Bairro Santa Augusta, em Criciúma
(Foto: )

Em nota, a Secretaria Municipal de Educação comunicou que o conteúdo do clipe não faz parte do plano de ensino, e que trata-se de "conteúdo inapropriado". Salvaro convocou os pais a continuarem denunciando situações semelhantes. - Se os pais souberem de algo parecido exposto aos seus filhos, entre em contato que o professor ou profissional que expor, que apresentar esse tipo de comportamento, será exonerado de forma imediata, sem chances de continuar sendo funcionário da prefeitura - completou.

Não é a primeira vez que o prefeito Salvaro utiliza o termo "viadagem" para opinar sobre questões de gênero. Em 2017, após assistir uma reportagem no Fantástico, da Rede Globo, ele disparou: "que pouca vergonha essa reportagem agora há pouco no Fantástico, sobre meninos e meninas. Um verdadeiro estímulo à viadagem!!!". Em seguida, Salvaro apagou a postagem, se dizendo arrependido da manifestação.

> Prefeito de Criciúma será denunciado ao MPSC por discurso homofóbico

> Ex-secretários de SC estão entre os 14 denunciados por respiradores

Denúncia partiu de pais de alunos

O assunto foi denunciado por pais de alunos que distribuíram a informação. Poucas horas depois a advogada e jornalista Júlia Zanatta disparou nas redes sociais. Júlia foi candidata a prefeita de Criciúma em 2020 pelo PL e ocupa, atualmente, a coordenadoria Regional Sul da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

- Um pai me ligou em seguida do meio dia mostrando o vídeo. E conclui que aquilo é inadequado, não é assunto para sala de aula, e resolvi denunciar - informou. - É um conteúdo altamente erotizado e que não vai fazer diferença para a formação dos estudantes - destacou. De posse do vídeo, Júlia encaminhou para o vice-prefeito Ricardo Fabris (PSD), para o secretário municipal de Educação, Miri Dagostim, e para alguns vereadores de Criciúma. - Esse professor extrapolou - opinou.

> Criação de auxílio para alunos carentes avança em SC

Etérea foi indicada ao Grammy

Etérea, de Criolo, foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Canção em Língua Portuguesa. O clipe foi, ainda, finalista do Music Video Festival nas categorias melhor figurino, melhor coreografia e melhor videoclipe com mensagem social.

Criolo lançou o clipe em 2019. Em entrevistas na ocasião, disse que o objetivo de Etérea é promover a liberdade e o amor. - É importante falar sobre liberdade, sobre uma sociedade ainda cheia de preconceito - definiu o rapper, que compôs e canta Etérea. - As pessoas estão sendo assassinadas por conta do modo como cada uma quer se expressar no mundo e isso é inadmissível. Essa música sugere um repensar - defendeu.

O clipe foi exibido, também, na exposição "Elements of Vogue" na Cidade do México, com curadoria da Universidade Nacional do México. Esteve entre os selecionados para importantes festivais em Los Angeles, Porto (Portugal), Barcelona, Estocolmo (Suécia), Berlim, Nápoles (Itália), Glasgow (Escócia), Cidade do Panamá (Panamá), Nova York e Portland (Estados Unidos), Montreal (Canadá), Atenas, Viena, São Paulo e outros.

Rapper Criolo é o autor de Etérea, que foi indicada ao Grammy
Rapper Criolo é o autor de Etérea, que foi indicada ao Grammy
(Foto: )
A letra de Etérea: Uma bala Quase hétero Etérea, massa, complexo De não se entender Um canalha Quase hétero Ignorar amor por complexo Medo de nele se ver É necessário quebrar os padrões É necessário abrir discussões Alento pra alma, amar sem portões Amores aceitos sem imposições Singulares, plural Se te dói em ouvir, em mim dói no carnal Mas se tem um jeito esse meu jeito de amar Quem lhe dá o direito de vir me calar? Eu sou todo amor, medo e dor, se erradicar Feito o sol que ilumina a umidade suspensa do ar Homo, homo, homo Homo, homo, homo Homo, homo, homo Homo sapiens, errou Homo, homo, homo Homo, homo, homo Homo, homo, homo Homo sapiens, errou

> Filha de soldado baleado no assalto ao Banco do Brasil tem sonho realizado

Junto com o comunicado do prefeito Clésio Salvaro, a Secretaria de Educação de Criciúma emitiu uma nota na qual justifica a demissão do professor:

O Governo Municipal de Criciúma, por meio da Secretaria de Educação, vem a público esclarecer que a prática pedagógica de professores da rede de ensino, é orientada a partir das Diretrizes Curriculares, por meio do Plano de Ensino Unificado. Esse plano reúne os conteúdos que deverão ser ministrados junto aos estudantes em cada ano letivo. Ressaltamos que o episódio recente, envolvendo conteúdo inapropriado em vídeo apresentado por um dos professores, além de não constar no Plano de Ensino da Rede, estando, portanto, em desacordo com a proposta do Conselho Nacional de Educação, não será tolerado pela Administração Municipal de Criciúma. Dessa forma, as medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas, o profissional não faz mais parte do quadro de professores da Rede Municipal de Ensino, e os país que perceberem qualquer atitude semelhante podem fazer denúncia a Secretaria Municipal de Educação.

Leia também:

> Prefeito de Criciúma será denunciado ao MPSC por discurso homofóbico

> No extremo Sul de SC, governador lança novo acesso pavimentado ao RS

> Em segundo leilão, ninguém arrematou a Cooperminas, no Sul de SC

> Eduardo Moreira pede união do MDB depois das prévias

> Prefeita e médica é proibida de atender pacientes: "desvio de função"

> Sexo em público é crime? Entenda a sentença

> Descubra tudo sobre os tornados em SC

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Denis Luciano

Colunista

Denis Luciano

Jornalista com longa experiência no rádio e no digital, Denis Luciano aborda os principais assuntos do Sul catarinense, uma das regiões mais relevantes no Estado.

siga Denis Luciano

Mais colunistas

    Mais colunistas