Ainda sob impacto da crise que enfrentou durante a pandemia, empresas do setor de gastronomia de Santa Catarina discutem estratégias para voltar a crescer em série de palestras no Abrasel Summit, evento que acontece nesta segunda-feira, a partir das 8h, no auditório do Square SC, na SC-401, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Estado (Abrasel-SC), Juliana Mota, destaca que empresários de renome do Estado e do país falarão sobre gestão, atendimento ao cliente, custos e outros temas. Ela observa que esta é a primeira vez que um evento é feito exclusivamente para discutir o setor.

– Nunca teve um evento 100% voltado para o setor. A gente vai em eventos no Brasil, vai para a NRF (convenção do varejo) em Nova York, mas não são específicos para gastronomia. Acredito que é importante uma discussão específica porque o cálculo do custo da mercadoria vendida em um restaurante é diferente do cálculo de uma empresa de confecção. O nosso setor é bem específico. A gente fala que o nosso dinheiro está na cozinha. Se não tiver uma boa administração de custos dentro da cozinha o dinheiro, literalmente, corre pelo ralo ou vai para o lixo – alerta Juliana Mota.

Segundo ela, é preciso um controle de estoque muito grande. Isso porque, se não tiver forma de medir, os custos aumentam e a empresa eleva o risco de prejuízos.

Continua depois da publicidade

Entre as palestrantes confirmadas está Mariana Werner, CEO do Grupo Madalosso, dono do maior restaurante da América Latina, situado no bairro Santa Felicidade, em Curitiba. Juliana Mota, presidente da Abrasel, também fará palestra. Falará sobre emprendedorismo, contando suas experiências como franqueada da Montana Grill, sócia de loja de conveniência 24 horas no Posto Ilha Bela e outros negócios.

O empresário Célio Salles, que tem 10 franquias do Bob’s na região de Florianópolis, fundador da Abrasel SC falará sobre as vantagens de empreender no setor por meio de franquias. Os participantes também conhecerão a trajetória de Jaime Barcelos, do restaurante Ostradamus, de Florianópolis, que coleciona prêmios.

Também serão palestrantes o sócio do Grupo Aveler, Fernando D’Aquino, o fundador da Mise em Place Consultoria Augusto Rech, o sócio-fundador da Raffinato Softwares Raphael Oliveria e o embaixador do iFood, João Barcelos.

Crise da pandeia ainda pesa

O setor de restaurantes é um dos poucos que ainda amarga prejuízos causados pela pandemia. A última pesquisa da Abrasel-SC sobre a situação financeira das empresas apurou que 58% das empresas do setor ainda têm dívidas de empréstimos, 30% fecharam o mês de agosto com prejuízo e 42% fecharam com equilíbrio.

Continua depois da publicidade

– Esse 42% não é um número positivo para o setor. Se tem equilíbrio, o setor não teve prejuízo, nem lucro. Então, não está conseguindo pagar as dívidas – alerta a presidente da Abrasel-SC.

Das que tiveram resultado negativo em agosto, 79% tiveram queda na receita, 67% apuraram que tiveram redução no número de clientes e 63% tiveram dívidas com impostos e taxas.

Setor reivindica redução do ICMS

Ao mesmo tempo em que debate estratégias com otimismo para a temporada de verão, o setor reivindica a prorrogação de desconto da alíquota de ICMS para alimentação em restaurantes.

O pleito é renovar a redução de 7% do imposto para 3,2%, que vai vigorar até o final deste ano, observa Juliana Mota. O setor aguarda uma decisão favorável do governo nas próximas semanas. Isso porque o governador Jorginho Mello, na campanha, disse que não elevaria a carga tributária, observa ela.

Continua depois da publicidade

Outro pleito do setor, segundo a presidente da Abrasel-SC, é a volta da substituição tributária (ST) para bebidas quentes. Esse setor foi tirado da ST, que consiste na arrecadação antecipada, pelo governo anterior. Segundo ela, essa reivindicação é feita porque está havendo concorrência desleal nessa arrecadação. Enquanto algumas empresas pagam, outras não pagam.

Leia também

Negócios com a Argentina seguem, mas com maior atenção, diz presidente de câmara da Fiesc

Como SC planeja arrecadar mais sem elevar alíquota de ICMS

Indústrias do Sul lideram práticas para reduzir a poluição do ar, mostra pesquisa CNI

Grandes varejistas de SC estendem promoções da Black Friday até fim do mês: veja quais

Lula veta desoneração da folha, mas Congresso deve derrubar decisão

Facisc sugere isenções e crédito emergencial a empresas atingidas por chuvas em SC

Publicidade

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Destaques do NSC Total