A coincidência da promoção Black Friday no mesmo dia do pagamento da primeira parcela do 13º salário deve impulsionar mais as vendas do comércio nesta sexta-feira. Em Santa Catarina, após meses de dificuldades, os consumidores estão mais otimistas e pretendem comprar 12% mais nesta campanha frente a do ano passado, com ticket médio de R$ 1.659, apurou pesquisa de intenção de compras realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado, a Fecomércio SC. Se descontada a inflação, o crescimento real de venda estimado é de 7%.  

Continua depois da publicidade

O cenário é otimista em todo o Brasil. A Confederação Nacional do Comércio (CNC) estimou que esta Black Friday vai resultar em volume recorde de faturamento, de R$ 5,4 bilhões, 2,4% mais do que no ano passado, descontada a inflação do período.

A pesquisa da Fecomércio em Santa Catarina apurou que apesar de a data principal da Black Friday ser no dia do pagamento do 13º salário, somente 6,1% usarão esse salário extra para aproveitar compras na campanha. Mesmo assim, é um percentual importante que fará diferença para o varejo. Do total de entrevistados, 37% informaram que vão comprar a prazo e assim vão utilizar as rendas mensais do próximo ano para pagar.  

Os moradores de Florianópolis surpreenderam com a previsão de um gasto individual de quase R$ 4 mil. Ficou em R$ 3.986, crescimento de 188% frente a média de anos anteriores porque a pesquisa não foi feita em 2024 (foi considerada a média de 2021 a 2023). Em segundo lugar ficou Joinville, com média de consumo estimada em R$ 2.099. Na sequência, vêm Itajaí (R$ 1.504), Chapecó (R$ 1.265), Blumenau (R$ 1.245), Criciúma (R$ 991) e Lages (R$ 534).

Quanto a produtos que serão adquiridos, 23,4% informaram que vão priorizar móveis, eletrodomésticos e itens de decoração, 23% informaram que vão comprar vestuário, 16,4% buscarão eletrônicos e 13% comprarão calçados.

Continua depois da publicidade

Sobre os meios de pagamento que serão mais utilizados, 27,2% informaram que usarão cartão de crédito parcelado, 25,5% usarão Pix e 14,9% usarão dinheiro em espécie.

Outro dado da pesquisa que chama a atenção é sobre onde o catarinense comprará. Entre os que responderam a pesquisa, 43% informaram que comprarão no comércio virtual, incluindo aplicativos e redes sociais, 40% informaram que irão ao comércio de rua e os shopping centers apareceram em terceiro lugar.

O presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, observa que o consumo da Black Friday está cada vez mais planejado. As pessoas estão comprando produtos duráveis para a casa e para a família e pesquisando mais.

Após enfrentar período difícil de inflação alta nos últimos dois anos e, agora, ainda juros altos para conter os preços, o consumidor está calculando mais o que cabe no seu orçamento. Isso porque os preços têm subido mais do que os salários.

Continua depois da publicidade

Entre as empresas de SC que fortalecem ações para a Black Friday estão grandes varejistas como Koerich, Berlanda, Havan, supermercados, farmácias e empresas que vendem eletrônicos. Mas o que se percebe é que a cultura dessa campanha chegou para quase todo o comércio e inclui também serviços, incluindo alguns de alto valor como passagens aéreas.

A rede Koerich, por exemplo projetou para este mês vendas 20% maiores frente ao mês anterior. A empresa tem 130 lojas no estado, e-commerce e distribuição rápida, que são condições para concorrer mais. Além disso, oferece a opção de pagamento a prazo a partir de 2026.

Outra varejista, a rede Berlanda, que tem o maior número de lojas no estado, projeta vendas 35% maiores em novembro, em função da Black Friday, frente ao mês anterior, outubro. Para a empresa, será o melhor mês do ano, contando com apoio da integração entre vendas de e-commerce e lojas físicas.

Quem também aposta alto na Black Friday é a Avell, marca catarinense de notebooks de alta performance. A empresa prevê crescer 13% em volume de vendas neste novembro frente ao do ano passado em função da campanha e prevê 12% mais de faturamento nesse mesmo período. Aposta em descontos elevados e em produtos com mais tecnologia, como a linha storm, que tem design avançado e GPUs Nvidia GeForce RTX.

Continua depois da publicidade

Leia também

Prefeitura e Unimed anunciam parceria para o projeto “Florianópolis Cidade Saudável”

Oferta de leitos hospitalares motiva debate em Florianópolis e instituições explicam

Dimas e Angeloni se unem para lançar loja de temporada em praia icônica da Ilha de SC

Fiesc está preparada para apoiar negócios dentro do acordo Mercosul e União Europeia

SC concentra o maior percentual de trabalhadores na indústria, aponta IBGE

Grupo dono da Vinícola Thera compra pousada na Serra Catarinense