Uma das âncoras do MED-401, em Florianópolis, o HubMed, que vai reunir 24 empresas de tecnologia e inovação para saúde, inicia atividades em 02 de janeiro. Voltado a startups, o novo centro tem desde empresa de robótica para saúde até de medicina do estilo de vida e software para tratar autismo. O pré-lançamento do HubMed foi realizado nesta quarta-feira (10) pelos idealizadores do projeto MED-401, empresários Moacir Marafon, Carlos Augusto de Mattos e Ilson Stabile, o administrador do HubMed, João Bornhausen, o presidente do Grupo Baía Sul, Sérgio Brincas e investidores nas futuras operações.
Continua depois da publicidade
– Fizemos esse pré-lançamento com o propósito demonstrar na prática a grande estratégia de inovação que nós queremos implementar aqui. Convidamos todas as startups, que são 24 voltadas a soluções para saúde, que ocuparão esse nosso centro chamado HubMed, um espaço de 1.100 metros quadrados. É um espaço criativo desenhado para que essas startups possam interagir entre si – explicou Marafon.
O evento também reuniu profissionais de saúde que terão consultórios no MED-401. O objetivo foi começar a promover as primeiras conexões entre eles para impulsionar pesquisa, inovação e negócios, destacou o empresário.
O MED-401, com área construída de 33 mil metros quadrados, além do hub de startups, vai abrigar o Hospital Baía Sul Mulher e um centro de clínicas e consultórios. A expectativa é de que todos iniciem atividades no começo de 2026, embora de forma gradativa. O hospital e maternidade, com UTI neonatal, será na Torre 1 do complexo de saúde. Os consultórios, clínicas e o polo de startups ficarão na Torre 2.
– As empresas inovadoras, os empreendedores interagindo com quem conhece a dor, quem conhece os problemas de saúde ficarão nesse espaço do hub. O grande propósito do Médico 401 é que seja um laboratório vivo de inovação voltada para a saúde – enfatiza o empresário.
Continua depois da publicidade
Administrador do HubMed, o empresário João Bornhausen revela que todas as vagas do novo centro estão preenchidas há alguns meses. Foi difícil fazer a seleção para escolher entre tantas empresas candidatas. O novo centro abre as portas com início de atividades no dia 02 de janeiro.
– O HubMed tem startups de cinco frentes da saúde: de software, hardware, medicina do estilo de vida, alimentação saudável e serviços para médicos. São cinco segmentos bem distintos, todos complementares, para trabalhar o futuro do setor da saúde. Dessas empresas, 80% são de Santa Catarina e 20% são de outros estados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul – observa João Bornhausen.
Ele explica que nesse grupo estão startups que atuam com robótica, inteligência artificial, tem software que ajuda no tratamento de crianças com autismo e também tem hardware para prevenção de câncer de mama.
Um dos espaços inovadores no HubMed é o “Mais Vida aos Anos”, que tem à frente a empresária e psicóloga Fernanda Bornhausen. É um espaço colaborativo, inovador, que une a medicina do estilo de vida e a medicina e ciência da longevidade. Ela destaca que é o primeiro espaço no Brasil que vai unir essas duas áreas.
Continua depois da publicidade
Entre as empresas que integram esse espaço estão: Biogenética, das irmãs Kubelka; SEDO Farmácia da Mente, de Fernanda e Ana Paula Bornhausen; clínica Take Care BR de Medicina do Estilo de Vida, da doutora Silvia Lagrotta; Clínica Younico Saúde, do médico Marcelo Alberton; Atelier Dental, da doutora Ana Paula Bornhausen e Kurotel Gramado (RS),
– Vamos oferecer diversos serviços, incluindo análise genética, linhas de cuidados e atendimentos médicos voltados à longevidade com saúde. Vamos ter a parte de educação para médicos e profissionais de saúde sobre medicina do estilo de vida, software, hardware, pesquisa e desenvolvimento para essa área da medicina do estilo de vida – explica Fernanda Bornhausen.
Uma referência para esse projeto, segundo ela, é o conceito dos Emirados Árabes Unidos, que juntou medicina do estilo de vida com ciência da longevidade. Isso porque mais de 80% da longevidade com saúde está relacionada ao estilo de vida, destaca ela.
O HubMed foi pensado para ser um centro de inovação moderno, simplificado e propositivo. Conta com quatro salas para reuniões, uma das quais um consultório compartilhado. Tem 10 cabines de call e três lounges abertos ao público. O projeto arquitetônico é de Guilherme Moki, que atua na área de arquitetura para ambientes empresariais.
Continua depois da publicidade
Leia também
Fundo da gigante do aço investe em empresa de software para engenharia de SC
Floripa Airport Cargo alcança marca de 800 pousos cargueiros
Fiesc diz que diversidade puxa alta da indústria e vê cenário positivo para 2026
Estudo mostra desafios do ecossistema de startups de Florianópolis para dar salto global
Governo de SC lança cursos de tecnologia e IA com 155 mil vagas gratuitas
Projeto em Florianópolis fortalece a educação e duas áreas do turismo, diz governador
Com tecnologia inédita em SC, Festival de Luzes vai celebrar os 70 anos da Celesc
Vick, a inteligência artificial brasileira que concorre com ChatGPT, Gemini e DeepSeek








