Com a participação de 7,5 mil participantes presenciais e 10 mil on-line, o Delas Summit 2025 se consagrou como o maior evento do Brasil sobre empreendedorismo feminino. Realizado pelo Sebrae Nacional e Sebrae SC, no Centrosul, em Florianópolis, o evento contou com 80% de participantes de Santa Catarina e 20% vindas de 21 estados brasileiros, mostrando a força feminina na criação e desenvolvimento de empresas.

Continua depois da publicidade

Pesquisa realizada com as participantes apurou que 67% têm empresa formalizada e 20% estão planejando abrir o negócio próprio, o que significa que 87% do público do evento é envolvido diretamente na geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico e social. Entre as palestrantes, mulheres líderes de empresas de todos os portes falaram sobre como desenvolvem negócios.

Veja mais imagens sobre o evento e lideranças presentes:

A pesquisa perguntou quais são os maiores desafios que elas enfrentam como empreendedoras. Do total de entrevistadas, 41% citaram criar o plano de negócio e 24%, validar a ideia. Sobre os setores que escolhem para atuar, 29,5% escolhem serviços e 16,6%, na área de saúde e bem-estar.  

Sobre o tamanho dos negócios, a sondagem apurou que 44,5% das empreendedoras são MEIs (Microempreendedoras Individuais), 35,3% são Microempresas (Mês) e 9,2% são Empresas de Pequeno Porte (EPPs). Isso mostra que 89% das mulheres atuam em pequenos negócios. Elas também informaram que suas principais fontes de informação e networking são as redes sociais.

Continua depois da publicidade

O evento contou com a presença de uma série de lideranças como o presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima; a vice-governadora de SC, Marilisa Boehm; a gerente de Empreendedorismo Feminino, Diversidade e Inclusão do Sebrae Nacional, Geórgia Nunes; o presidente do conselho do Sebrae SC Renato Carvalho; a conselheira do Sebrae/SC  Rosi Dedekind,  a vice-prefeita de Joinville Rejane Gambin; e a secretária de Turismo de Florianópolis, Zena Becker.  

– O futuro do empreendedorismo é das mulheres. O Delas Summit foi um espaço de celebração, conexão e oportunidades. Pensamos sobre finanças, crédito, participação na política e, também, como e empreendedorismo pode ser a porta para uma vida sem violência – destacou Geórgia Nunes, gerente de empreendedorismo feminino, diversidade e inclusão do Sebrae Nacional.

A empresária Rosi Dedekind, conselheira do Sebrae/SC e presidente do Conselho Deliberativo da Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedor Individual de Santa Catarina (Fampesc) comemorou o resultado do Delas Summit. Ressaltou que a pesquisa mostrou que as mulheres estão cada vez mais preparadas, conectadas e determinadas a ocupar espaços de liderança.

– Nosso compromisso é continuar oferecendo conhecimento, visibilidade e redes de apoio para que cada empreendedora possa crescer e inspirar outras mulheres – afirmou Dedekind.

Continua depois da publicidade

O Delas Summit 2026 está confirmado

A edição do Delas Summit 2025 superou expectativas e chegou a mais de 7 mil participantes. O evento superou outras expetativas de protagonismo e concentração de premiação. Por isso o diretor de Administração e Finanças do Sebrae/SC, Anacleto Ortigara, informou que a edição do evento para 2026, em Florianópolis, já está confirmada tanto pela diretoria do Sebrae estadual, quanto do Sebrae Nacional.

– O evento deste ano superou todas as expectativas em termos de público e de qualidade das interações, o que é sempre muito importante. Costumamos dizer que uma coisa é o evento em si e outra são os efeitos que ele produz. Conversas que tivemos com diferentes participantes é que as comissões, as caravanas do Brasil estão vindo e pegando Santa Catarina como benchmark. Tanto o modelo de promoção quanto o de estratégia de oferta de conteúdo estão sendo levados para serem replicados em outras regiões do Brasil – explicou Anacleto Ortigara.

Lições de empreendedorismo

Chamou a atenção também o fato de o evento ter auditório lotado nos dois dias. O encerramento foi com palestra da empresária Cris Arcangeli, empreendedora serial, inovadora e criadora do termo “Aliméticos”. Ela deu uma aula sobre a importância da moda, de fazer diferente, sobre inovação, de pesquisar nas ruas e ouvir pessoas sobre o que pretendem consumir no futuro. Sugeriu para as empreendedoras estudarem futurismo para inovar.

– Se você quer inovar, a primeira coisa que você tem que ser é uma pessoa curiosa, começar a perguntar por que que isso funciona assim? Por que que aquilo é daquele jeito? Você começa a questionar as coisas como elas são. A segunda coisa é ser muito observadora, observar como as pessoas se alimentam, como namoram, aonde elas vão, como elas viajam, do que gostam e não gostam – ensinou Cris Arcangeli sobre passos para desenvolver negócios exclusivos e, assim, ter receita maior.

Continua depois da publicidade

Sustentabilidade na prática

O Delas Summit 2025 também investiu em ESG, seguindo os princípios de preservação ambiental, responsabilidade social e governança. Durante o evento, foram compensadas 5 toneladas de CO₂e, o equivalente a cerca de 41,7 mil quilômetros percorridos por um carro comum a gasolina, por meio do plantio de 35 árvores em sistemas agroflorestais. Teve também gestão de resíduos do evento.

Antonietas

Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também

Startups de SC apresentam tecnologias em “Shark Tank” exclusivo no Vale do Silício

Delas Summit cresce 67% e reúne mais de 7 mil empreendedoras em Florianópolis

Decisão do Senado dos EUA contra taxa ao Brasil mostra que Trump estava errado, diz Fiesc

Inclusão de tilápia, camarão e ostras em lista de espécies invasoras gera impasse

Indústria do arroz lança campanha para incentivar o consumo que está em queda no país