O Programa de Descarbonização de Fornecedores da Engie Brasil é uma das iniciativas apresentadas na COP30 que foram selecionadas para compor a plataforma global Business Action Bank, do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD). Entre 86 projetos inscritos, um dos sete selecionados foi o da multinacional sediada em Florianópolis, por isso foi apresentado no evento em Belém nesta quinta-feira.
Continua depois da publicidade
A ênfase para essa seleção global foi para projetos corporativos que contribuem para o desenvolvimento sustentável. A Engie Brasil havia apresentado esse programa na COP29, em 2024, em Baku, no Azerbaijão. Naquele evento, recebeu reconhecimento do Pacto Global da ONU na categoria Guardiões Pelo Clima.
Lançado em 2024, o programa da Engie Brasil tem como objetivo engajar fornecedores no enfrentamento das mudanças climáticas. Isso porque as emissões de gases do efeito estufa (GEE) na cadeia de suprimentos representa mais de 70% das emissões totais da companhia.
– O reconhecimento em um evento do porte da COP30 reforça que estamos no caminho certo: promover uma transição energética justa e colaborativa, envolvendo toda a nossa cadeia de valor. Acreditamos que a descarbonização só será possível com engajamento, capacitação e ação conjunta – afirma a diretora de Sustentabilidade da Engie Brasil, Thais Soares.
Para avançar nesse programa, a Engie Brasil promoveu uma parceria entre as suas áreas internas de Meio Ambiente e Suprimentos. Começou buscando soluções para as empresas que mais emitiam. Fez também uma pesquisa para saber como cada fornecedor estava cuidando do meio ambiente.
A evolução do programa é monitorada continuamente por meio de indicadores e painéis de desempenho. Além disso, o Comite de Sustentabilidade e o Conselho de Administração da Engie também acompanham os avanços.
Continua depois da publicidade
A companhia explica que esse programa reforça seu papel de agente de transformação na transição energética. Ao engajar fornecedores e oferecer suporte técnico, contribui para acelerar a descarbonização do setor, alinhando-se aos compromissos globais de sustentabilidade e ao desafio coletivo de combater as mudanças climáticas.
Leia também
Uma das pioneiras globais em carbono neutro, a Nidec SC participa da COP30
Grupo Habitasul escolhe executivo de carreira na companhia para ser novo presidente
Missão da Fiesc à Argentina tem 237 reuniões de negócios e supera expectativas
Jorginho encontra Milei e destaca potencial para mais negócios com a Argentina
Governador e presidente da Fiesc apresentam potencial da indústria de SC para argentinos
WEG e Neoenergia anunciam plano para 100% de energia limpa a Fernando de Noronha




