Florianópolis, cidade que sedia a capital de Santa Catarina, chega nesta segunda-feira (23) aos 353 anos com mais razões para celebrar. Uma delas é que a prefeitura municipal foi informada que sua nota junto à Secretaria do Tesouro Nacional em capacidade de pagamento (Capag) subiu de C para A+. A secretária da Fazenda do município, Michele Ronaclio, destaca que isso significa acesso a financiamentos com garantia da União, o que permitirá ao prefeito Topazio Neto e equipe fazer obras previstas no projeto internacional para a cidade elaborado pelo escritório internacional Gehl Architects e outras.
Continua depois da publicidade
O projeto “Floripa Centro – repensando seus espaços públicos para as pessoas”, foi apresentado oficialmente na última quarta-feira (18). Foi encomendado pela Associação Empresarial de Florianópolis (Acif) e a CDL em parceria com a prefeitura municipal. Ele sugere mais de 70 propostas para tornar a cidade melhor para as pessoas. A maioria delas terá necessidade de investimentos e as contas ajustadas ajudam a viabilizá-las.
E no contexto dessa cidade melhor para as pessoas, hoje, às 11h, será inaugurado o Parque Péricles de Freitas Druck, uma obra privada do Grupo Habitasul, empreendedor de Jurerê Internacional, que é um presente para a cidade. Tem 150 mil metros quadrados, o equivalente a 15 campos de futebol.
Além disso, às 14h, será lançada a pedra fundamental do Parque Urbano e Marina Beira-Mar, que representa o início das obras do projeto que é uma parceria público-privada. A empresa JL Construções vai investir R$ 350 milhões no projeto que vai criar um novo polo turístico na cidade, com a geração de mais de 2 mil empregos.
Florianópolis ficou por décadas sem obras de infraestrutura importantes. A cidade passou a viver um novo momento o novo aeroporto inaugurado em outubro de 2019 – há seis anos – e com a inauguração da reforma da Ponte Hercílio Luz em setembro de 2020.
Continua depois da publicidade
Além disso, a economia do município ganhou mais dinamismo com o fortalecimento do setor de tecnologia, que passou a responder pela maior geração de riqueza no município, 25% do Produto Interno Bruto (PIB).
Mas o prefeito Topazio Neto tem razão em dizer que Florianópolis precisa ser preparada para receber 10 mil novos habitantes por ano. É uma das cidades mais atrativas do mundo para morar.
O setor público está procurando fazer a sua parte agora com as contas ajustadas e com projetos. Quando possível, busca parcerias com o setor privado. Mas diante desse crescimento acelerado da cidade e também da região, são necessárias ainda mais obras estruturantes, em especial para mobilidade regional como um o BRT (bus rapid transit, na sigla inglesa) e transporte integrado na região metropolitana.
Leia também
Jurerê Internacional inaugura parque com área igual a 15 campos de futebol
MPSC e consulado dos EUA firmam parceria estratégica em segurança
Melancia de horta orgânica na cobertura de prédio foi salva e colhida nesta semana
Porto de SC é o mais recomendado do Brasil pela qualidade dos serviços
Quem é a catarinense na lista das 16 mulheres mais poderosas do Brasil, segundo a Forbes

