Com a entrada em vigor do tarifaço de 50% do governo de Donald Trump a produtos brasileiros vendidos no mercado americano nesta quarta-feira (6), o governo de Santa Catarina pode ter mais informações para definir como ajudará exportadores impactados. O plano ainda não está definido, mas estão sendo estudadas alternativas como aceleração da devolução de créditos de ICMS, postergação de recolhimento de imposto e a abertura de linhas especiais de financiamento com juros subsidiados ou não.

Continua depois da publicidade

O plano segue em estudo, o governo pretende ouvir entidades empresariais e reunir mais informações, por isso não está definida uma data ainda para o anúncio das medidas. Mas tanto o governador Jorginho Mello, quanto o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, informam que os setores atingidos terão oferta de auxílio.

Para fazer uma ação mais abrangente, o governo formou uma equipe de trabalho integrada pela maioria das pastas econômicas do estado. Além da Fazenda participam as secretarias de Indústria, Comércio e Serviços, Planejamento, Agricultura, Articulação Internacional e a InvestSC.

Esse grupo de trabalho fez uma apuração sobre o impacto no setor empresarial. Concluiu que 870 empresas catarinenses exportam para os Estados Unidos. Os impactos serão diferentes para cada uma porque tem as que obtém somente 5% da receita com vendas aos americanos, mas tem algumas do setor moveleiro ou madeireiro que exportam 100% para aquele mercado.

Este não será o primeiro socorro emergencial do governo catarinense para empresas afetadas por crises inesperadas. Empresas atingidas pelas enchentes de outubro e novembro de 2023 foram socorridas com o Pronampe Emergencial, do atual governo, oferecido pelo estado via Badesc e BRDE por meio de cooperativas de crédito.

Continua depois da publicidade

Em 2020, na gestão do governador Carlos Moisés, o estado ofereceu linha emergencial de crédito com juros subsidiados para empresas afetadas pela crise gerada pela Covid-19. Também foi via Badesc e BRDE.

Leia também

Tarifaço de Trump entra em vigor com impactos em quase todas exportações de SC aos EUA

Estados “onças” do Brasil, entre os quais SC, terão maior impacto do tarifaço de 50%

Saiba quais empresas de SC mais se destacam no ranking Negócios em Expansão 2025 da Exame

Jorginho diz que estado vai ouvir federações empresariais para apoio frente a tarifaço

Empresa de SC Conta Azul é adquirida pela norueguesa Visma por valor bilionário

Bicicleta comprada aos 13 anos foi o “start” para empresário de SC dono de grupo bilionário