Imagens de Florianópolis, do bairro Santo Antônio de Lisboa e da Serra Catarinense estão entre as que ganharão evidência na novela Terra Forte, uma superprodução da teledramaturgia da TVI, único canal privado de televisão de Portugal. Isso está sendo possível graças à parceria do governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, com a emissora portuguesa, para promover o potencial turístico catarinense em Portugal e em outros países.

Continua depois da publicidade

A novela, que estreia segunda-feira (20) teve lançamento catarinense na noite desta segunda-feira, em evento no Costão do Santinho Resort, com a participação da diretoria, equipe de produção e atores da empresa portuguesa e do governo catarinense. O objetivo foi mostrar um pouco da primeira novela que terá Santa Catarina e suas belezas exuberantes como cenários destacados em primeiro plano.

O evento teve a participação do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, da secretária de Estado de Turismo Catiane Seif, de outros secretários, parlamentares, o prefeito de Florianópolis Topazio Neto e o presidente do Costão do Santinho, Fernando Marcondes de Mattos. O empresário português Pedro Morais Leitão, CEO da Media Capital, grupo controlador da TVI, veio acompanhado da autora da novela, a premiada Maria João Costa, do diretor-Geral da TVI, José Eduardo Moniz, e dos atores João Catarré, José Fidalgo, Sofia Nicholson e Camila Ribau.

O governador Jorginho Mello destacou que é grande a expectativa do impacto turístico com a exposição que o estado e suas belezas vão alcançar por meio da novela Terra Forte. Ele informou para a coluna que o governo investiu R$ 1,5 milhão nessa parceria para que SC fosse cenário da novela. Segundo ele, existe potencial de investimento ainda maior.  

– Uma novela vai mostrar locais diferenciados. Sendo exibida em Portugal, vai aumentar ainda mais a demanda por portugueses interessados em visitar Santa Catarina. Quem conhece Santa Catarina se apaixona e eles vão ver que temos muito a ver com Portugal – afirmou o governador Jorginho Mello.

Continua depois da publicidade

A autora Maria João Costa, que já residiu no Brasil, está confiante de que a sua nova produção vai projetar o estado, como aconteceu com outra novela, que destacou a Bahia e o cultivo de cacau. Ganhadora de um Emmy, ela informa que novelas dela já foram exibidas em 140 países.

– Esperemos que o povo português se apaixone por Santa Catarina. Já se apaixonou por outros lugares do Brasil com novelas minhas. Eu tenho filmado outras vezes no Brasil, mas acho que é a primeira vez que Santa Catarina, que Florianópolis, no caso, aparece em Portugal numa novela – destaca Maria João Costa.

Para a secretária de estado de Turismo, Catiane Seif, essa está sendo uma oportunidade única de mostrar ao mundo Santa Catarina e a teledramaturgia tem o poder de inspirar viagens.

– Ao exibir nossas paisagens, nossa cultura e nosso estilo de vida para uma audiência tão vasta e qualificada, Terra Forte se torna uma das mais importantes ferramentas de promoção turística do estado nos últimos anos – avalia Catiane Seif.

Continua depois da publicidade

A trama da novela Terra Forte acontece entre a Ilha das Flores, nos Açores, em Portugal, em Florianópolis. Conta a saga de uma família de imigrantes que veio para SC criar cavalos. Mas tem drama intenso do começo ao fim, com homicídios em mar e em terra.

O empresário Pedro Leitão conta que a TVI aprendeu a fazer novelas com o Brasil, porque as novelas brasileiras faziam sucesso em Portugal. Então a TV decidiu lançar novelas feitas em Portugal e os portugueses estão preferindo ver as deles às brasileiras. A exemplo das novelas da Globo, as portuguesas também estão sendo exportadas para o mundo.

Ele informou que a Media Capital e outras emissoras estão instalando perto de Portugal um novo estúdio de filmagens de novelas, diante do crescente interesse pela teledramaturgia local.

Leia também

Prêmio Nobel reconhece a força da inovação para a economia; como está SC?

Brasileiro inventa sistema de geração de energia com imãs e registra patente nos EUA

“Rei do Ovo” explica por que o produto virou bem de consumo em alta no mundo

Com prêmios, associação empresarial de SC incentiva educação de qualidade

Ele virou empresário aos 17 anos para ajudar a mãe e hoje exporta automação industrial