Sabe qual é um dos principais conselhos que pais ricos dão para seus filhos? “Estudem e tenham uma profissão. O conhecimento é a principal herança, ninguém tira de vocês”. Então, se educação é prioridade numa família rica, imagina o quanto mais é para uma família de menor renda. Mas muitos pais de famílias de menor renda ainda não sabem. Por isso Prêmio Acic de Matemática e o Prêmio Acic de Português, da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) ajudam a fortalecer a educação de crianças de todas as famílias da região.

Continua depois da publicidade

Neste sábado, a Associação Empresarial de Criciúma abriu as portas para 1,2 mil estudantes de Criciúma e região que participam da segunda fase do Prêmio Acic de Matemática. Eles farão provas de manhã e à tarde.

São alunos de 13 municípios que cursam do quinto ao nono ano do ensino fundamental. Participam 151 escolas das redes públicas de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Forquilhinha, Içara, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Maracajá, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis, Treviso e Urussanga.

As provas nesta fase são discursivas e são baseadas nas competências previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na área de Matemática. O Prêmio Acic de Matemática começou em 2014 e o Prêmio Acic de Português foi lançado depois.

O presidente da Acic, Franke Hobold, destaca que a educação tem sido uma das principais bandeiras da entidade nas últimas décadas porque fortalecer a educação é mudar realidades e promover o desenvolvimento socioeconômico. Conforme o empresário, educação de qualidade reflete no desempenho das empresas, que se tornam mais competitivas e mais longevas.

Continua depois da publicidade

A professora Marlene Pires, coordenadora do prêmio, avalia que essa é uma colaboração da Acic para a qualidade da educação pública. Segundo ela, os benefícios do prêmio vão muito além de uma prova, melhoram o ensino de um modo geral.

Estudantes com mais conhecimento em matemática e português, duas áreas estratégicas de conhecimento, conseguem ser profissionais mais qualificados. As engenharias, por exemplo, que são cursos diretamente desenvolvimentistas pela execução de projetos, têm mais candidatos quando os alunos contam com um aprendizado mais profundo de matemática no ensino fundamental e médio.

E quando os estudantes aprendem melhor o português, conseguem mais habilidades para a comunicação em tudo o que realizam, inclusive nas atividades técnicas.

A Acic destaca que este dia da segunda prova do prêmio de Matemática é especial para a entidade. Isso porque recebe essas crianças e adolescentes para uma atividade desafiadora, mas muito portadora de futuro. É um programa que merece ser replicado por instituições e entidades.

Continua depois da publicidade

Com essa iniciativa, a entidade ajuda as crianças de famílias de menor renda também terem carreiras mais promissoras e uma herança que ninguém tira elas, a do conhecimento.  É uma colaboração junto com as escolas e as famílias, que têm o maior desafio na educação.

Leia também

“Rei do Ovo” explica por que o produto virou bem de consumo em alta no mundo

Ele virou empresário aos 17 anos para ajudar a mãe e hoje exporta automação industrial

Morre a empresária catarinense do setor de moda Laci Baruffi

Indústria de SC vê avanço na negociação entre EUA e Brasil sobre tarifaço

Com dívidas acima de meio bilhão de reais, grupo de SC pede recuperação extrajudicial

Gigante de software de SC que atende setor público celebra 35 anos