Fundador da Granja Faria e da Global Eggs, o empresário bilionário Ricardo Faria, também conhecido no Brasil e exterior como “Rei do Ovo”, fala sobre o mercado do produto neste “Dia Internacional do Ovo”, 10 de outubro. Ele destaca que é um bem de consumo que está em evidência e tem alcançado aumento médio anual de vendas de 2,3% no mercado mundial porque faz bem para a saúde.

Continua depois da publicidade

– O ovo é um bem de consumo que vem ganhando uma evidência muito grande porque as pessoas querem ficar mais magras, mais bonitas, mais saudáveis e viver mais. E o ovo é um alimento que vem de encontro a esse desejo da população. E não é um desejo apenas da população brasileira. É um desejo da população asiática, da população americana, da população europeia. Então, o ovo está ganhando relevância porque as pessoas buscam uma alimentação mais saudável – destaca Ricardo Faria.

Veja mais imagens sobre o empresário Ricardo Faria e seus negócios:

O crescimento maior do consumo mundial do produto está ligado ao fato de mais pesquisas e evidências apontarem que o ovo é um alimento saudável. Atualmente, o empresário diz que o consumo cresce mais na Índia pelo fato de ser um mercado grande que está despertando agora para o potencial desse alimento. Mas as vendas estão em alta no mundo todo.

– Depois que a Time Magazine trouxe na capa, há 15 anos, que o ovo não é mais um vilão, é um herói, o produto deixou de ser consumido apenas por pessoas menos favorecidas economicamente e passou a fazer parte da mesa de todas as classes sociais. E à medida que as pessoas passam a conhecer os benefícios desse alimento, passam a consumir mais. É um fenômeno mundial, com bastante sucesso, que acontece também no Brasil – observa o empresário.

Continua depois da publicidade

Ricardo Faria chama a atenção pelo fato de que o maior consumo per capita de ovo é no Japão. Está acima de 400 unidades-ano por pessoa.

– O Japão, país com maior consumo per capita de ovo, também é onde as pessoas são mais longevas. Não sabemos se é por causa do consumo de ovos ou é uma apenas uma feliz coincidência – comenta.  

Granja Faria aumenta a produção

No Brasil, a empresa que concentra a produção de ovos do grupo é a Granja Faria, que tem sede em Lauro Müller, Sul de Santa Catarina. Segundo ele, o crescimento maior da produção este ano será no Nordeste, onde o grupo fez duas aquisições: das empresas Vitagema e Tamago. A produção da Granja Faria este ano deve crescer 10% no Brasil.

– Em Santa Catarina, estamos ampliando a produção de ovos férteis, com investimentos na unidade de Lauro Müller. Também estamos ampliando a produção de ovos férteis em São Paulo e em Goiás. Nesse segmento, vamos crescer 15% neste ano – diz Ricardo Faria.

Continua depois da publicidade

Mais exportações a partir do Brasil

Apesar de ter adquirido neste ano uma grande empresa produtora de ovos nos Estados Unidos, a Hillandale Farms, a Granja Faria também exporta ovos para o mercado americano. Essas vendas foram suspensas temporariamente porque ficaram inviáveis com o tarifaço de 50%. Com isso, a empresa tem priorizado o crescimento da produção local nos EUA.

Além dos Estados Unidos, mercado para o qual espera o fim do tarifaço para retornar, o grupo exporta, a partir do Brasil, para a África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Bolívia, Camarões, Chile, Costa do Marfim, Emirados Árabes Unidos, Japão, Madagascar, México, Omã, Paraguai, Senegal, Tailândia, Taiwan e Venezuela

As exportações de ovos férteis (usados para gerar pintinhos para a produção comercial de proteína de ave) vão ficar entre 15% e 20% da produção desse segmento. Da produção de ovos para consumo humano, o grupo exporta 5% do que produz no país.

Questionado sobre os investimentos no exterior, por meio da holding Global Eggs, Ricardo Faria disse que estão evoluindo bem. Quanto a novas aquisições, informou que a empresa está sempre atenta a todos os movimentos de mercado.

Continua depois da publicidade

– Estamos muito felizes com os investimentos feitos no exterior, nos Estados Unidos e Europa. Estamos cumprindo o objetivo que era a internacionalização do modelo de negócios da Global Eggs. Estamos ampliando a produção nos Estados Unidos com 1 milhão de aves. Na Europa, em 2026, também vamos ampliar a produção com 1 milhão de aves. Estamos superanimados – afirmou o “Rei do Ovo”.

Grupo lança o Chat do Eggy com IA

Com o objetivo de incentivar o consumo de ovos com receitas diferenciadas e mais informações, a Granja Faria aproveitou este Dia Internacional do Ovo para lançar o Chat do Eggy.

Mascote oficial do grupo, o Eggy ganhou um Chat inspirado no modelo do ChatGPT, da OpenAI. Ele é alimentado por inteligência artificial generativa ele responde a dúvidas de forma personalizada. Sugere desde pratos simples com ovos até um cardápio para ocasiões especiais.

A intenção da gigante produtora de ovos é mostrar que a IA pode ajudar as pessoas no dia a dia, com inspiração. Para acessar do Chat do Eggy, basta entrar no  link: www.granjafaria.com.br/chatdoeggy

Continua depois da publicidade

Leia também

Ele virou empresário aos 17 anos para ajudar a mãe e hoje exporta automação industrial

Tarifaço causa 2 mil demissões no setor de base florestal de SC, apura associação

Brasil inclui madeira e móveis como prioridades no pleito de exceções do tarifaço

Exportações de SC caem 55% para os EUA devido ao tarifaço

Indústria de SC vê avanço na negociação entre EUA e Brasil sobre tarifaço

Com dívidas acima de meio bilhão de reais, grupo de SC pede recuperação extrajudicial

Gigante de software de SC que atende setor público celebra 35 anos