No primeiro dia de 2026 começa a ser implantada, gradualmente, a reforma tributária no Brasil. Por isso, uma das exigências para todas as prefeituras do país será a adoção da nota fiscal de serviços eletrônicos, a NFS-e, documento único nacional que vai substituir cerca de 5.570 legislações e notas fiscais diferentes, uma de cada município brasileiro.
Continua depois da publicidade
Embora a exigência da nova nota fiscal seja a partir de 1º de janeiro de 2026, ela já está em vigor. A Receita Federal disponibilizou para os municípios adotarem antecipadamente e está cobrando das prefeituras que não aderiram ainda. No sábado (05), a assessoria da instituição federal emitiu nota alertando sobre a necessidade de adesão.
De acordo com a Receita Federal, em Santa Catarina, dos 295 municípios, 129 não firmaram esse convênio até o início deste mês (setembro), 130 assinaram, mas não estão utilizando e apenas 36 já estão emitindo NFS-e pelo padrão nacional.
A prefeitura de Florianópolis está fazendo a implantação da NFS-e gradualmente. Começou em 1º de agosto para profissionais liberais como médicos, engenheiros, advogados, psicólogos e contadores. Em 1º de outubro inicia a adesão das empresas do Simples Nacional e em 1º de novembro para as demais empresas prestadoras de serviços. Entre os municípios que já adotaram a nova nota ou estão em fase de adesão estão Joinville, Blumenau e Brusque.
A NFS-e é uma exigência da Lei Complementar nº 214/2025, que instituiu o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), dentro da reforma tributária. Estados e municípios precisam adaptar seus sistemas ao da Receita Federal para o recolhimento de impostos ser padronizado no país. Todos são obrigados a fazer essa migração de sistema. Quem não migrar, não receberá verbas da União.
Continua depois da publicidade
A nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) conta com um portal específico aberto no site do governo federal com todas as informações e evolução dessa implantação. Ele conta com serviço para emissão da NFS-e, acesso ao município, como a prefeitura pode fazer o convênio, acesso ao cidadão e também permite consulta as notas fiscais já emitidas.
Leia também
Por que o tarifaço dos EUA impacta empresas de forma diferente
Dono das redes Fort Atacadista e Comper prevê 16 novas lojas este ano, maior número em SC
Missão da indústria aos EUA abre oportunidades para acordos futuros, avalia Fiesc
Indústrias de SC que entram no clube das centenárias este ano serão homenageadas
Empresas formam novo clube das bilionárias de tecnologia em SC; saiba quais
Iates de luxo de marca de SC estarão pela primeira vez em festival náutico europeu
 
				 
                                    