O projeto de lei apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC), que propõe uma flexibilização na atuação das instituições de microcrédito, permitindo empréstimos para pessoas físicas, foi aprovado na Câmara dos Deputados. Com relatoria da deputada Júlia Zanatta (PL-SC), o PL 3190/2023, inclui pela primeira vez o conceito de microfinanças no Brasil, a exemplo do que existe em outros países. Agora, o projeto vai para sanção presidencial.
Continua depois da publicidade
A nova lei muda as regras do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), que permite microcrédito apenas para empresas formais ou informais para atividade econômica.
Com a mudança, as instituições poderão destinar 20% dos recursos para financiar planos de pessoas físicas, como melhoria da habitação, compra de casa popular, compra de veículos, formação profissional, tratamento de saúde e aquisição de equipamentos para locomoção de pessoas com deficiência. Esse crédito pessoal é considerado microfinança.
-O microcrédito e as microfinanças são comprovadamente os recursos que mais geram e mantêm empregos – ressaltou o senador Esperidião Amin.
Pesquisas mostram que 73% dos brasileiros se sentem excluídos dos serviços financeiros pelas dificuldades em obter crédito. Essa alternativa de microfinanças em organizações de microcrédito (Oscips) será positiva para a maioria e ajudará a aquecer atividades econômicas.
Continua depois da publicidade
Na avaliação do vice-presidente da Abcred (Associação Brasileira de Entidades de Microcrédito e Microfinanças), Luiz Carlos Floriani, as atuações do senador Amin e da Frente Parlamentar de Apoio ao Microcrédito e Microfinanças, presidida por ele ajudaram a viabilizar esse novo marco ao setor.
Quando governador de SC, Amin criou programa de microcrédito que ajuda a aquecer a economia. As instituições cresceram e seguem ativas. Atualmente, a Associação das Instituições de Microcrédito e Microfinanças da Região Sul do Brasil (Amcred-Sul) conta com 15 instituições associadas, que atuam nos três estados do Sul do país.
Leia também
Fundo da gigante do aço investe em empresa de software para engenharia de SC
Floripa Airport Cargo alcança marca de 800 pousos cargueiros
Fiesc diz que diversidade puxa alta da indústria e vê cenário positivo para 2026
Estudo mostra desafios do ecossistema de startups de Florianópolis para dar salto global
Governo de SC lança cursos de tecnologia e IA com 155 mil vagas gratuitas
Projeto em Florianópolis fortalece a educação e duas áreas do turismo, diz governador
Com tecnologia inédita em SC, Festival de Luzes vai celebrar os 70 anos da Celesc
Vick, a inteligência artificial brasileira que concorre com ChatGPT, Gemini e DeepSeek

