Santa Catarina registrou em 2024 crescimento acumulado de 6,1% no setor de serviços, praticamente o dobro da média nacional, que ficou em 3,1%. O turismo teve a maior alta no estado, de 9% ano passado. Em segundo lugar veio o grupo de transportes e correios com crescimento de 8,3%, seguido pelos serviços às famílias, 5,4% e serviços de informação e comunicação, 5,1%.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE. Das 27 unidades da federação, 21 tiveram crescimento no setor. Entre os estados que cresceram estão também São Paulo (4,5%), Rio de Janeiro (4,0%), Paraná (3,6%) e Minas Gerais (2,0%). O Rio Grande do Sul, que foi afetado pela enchente de maio, teve queda de -7,3%, e Mato Grosso teve recuo de -10,2%.
Em Santa Catarina, todos os grupos do setor pesquisados pelo IBGE tiveram alta. Os serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 3% e o grupo “outros serviços” cresceu 1,6%.
No mês de dezembro, o setor de serviços em SC registrou queda de -5,2% frente ao mês anterior, na série com ajuste sazonal, após ter recuado -0,5% no mês anterior, na mesma comparação.
Continua depois da publicidade
Na avaliação do presidente da Fecomércio, Hélio Dagnoni, os dados apresentados pelo IBGE comprovam o que se percebia no ambiente corporativo, de que o ano de 2024 foi bom para os negócios.
– 2024 foi excelente para praticamente todos os setores da economia. Para este ano, no entanto, estamos um pouco mais cautelosos. O Brasil está vivendo um cenário econômico desafiador, com juros e inflação em viés de alta. Acreditamos que vai haver crescimento, porém é bastante improvável que se repita nos patamares de 2024 – afirmou Hélio Dagnoni.
Leia também
Mercado livre de energia atrai mais empresas e gera novos negócios
Inflação de Florianópolis tem a maior alta entre as capitais brasileiras em janeiro
Santa Catarina lidera crescimento industrial no país em 2024, mostra o IBGE
SC é destaque nacional na contratação de trabalhadores com curso superior
 
				 
                                    