Quem se interessa em mais conhecimento sobre como fazer gestão eficiente e futurista de cidades pode incluir na agenda o Summit Cidades 2026, nos dias 23, 24 e 25 de junho, em Florianópolis. A instituição realizadora do evento, a Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese), Fepese, destaca que o plano é superar o público da edição deste ano, quando mais de 12 mil pessoas do Brasil e exterior estiveram no Centrosul, em evento com 360 horas de conteúdo em até 15 apresentações simultâneas.

Continua depois da publicidade

A edição do Summit Cidades 2026 foi lançada na noite desta terça-feira (5), em evento realizado pela Fepese, em conjunto com duas entidades parceiras, o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (Ciga) e o Consórcio Interfederativo Santa Catarina (Cincatarina). Os organizadores do Summit aproveitaram para antecipar também a edição do ano seguinte, que será nos dias 08, 09 e 10 de junho de 2027.

O presidente da Fepese Mauro Fiuza (D), com a presidente do Cincatarina Luci Peretti e o presidente do Ciga Marlon Goede (Foto: Fepese, Divulgação)

O presidente da Fepese, Mauro Fiúza, e o superintendente, Marcelino Ito, foram os anfitriões do evento que teve também a participação do secretário de Estado da Agricultura, Carlos Chiodini, o vice-presidente do consórcio Ciga, prefeito de Trombudo Central Marlon Goede, e a presidente do Cincatarina, prefeita de Iomerê, Luci Peretti.

Marcelino Ito informou que o Summit Cidades segue realizando paralelamente o Congresso de Comunicação Política e Institucional (Compol), o Congresso de Licitações (Licitacin) e a Feira de Negócios, que será ainda maior.

– O nosso público busca no Summit Cidades mais conhecimento, busca se atualizar, aumentar a rede de relacionamentos e também inovações e soluções alternativas para melhorar seus municípios. Então a gente precisa crescer e trazer novidades para que o evento continue sendo um sucesso e, principalmente, transformando, de verdade, as cidades brasileiras em lugares melhores para se viver e para empreender – destaca Marcelino Ito.

Continua depois da publicidade

Balanço do Summit Cidades 2025

O otimismo dos realizadores do evento para as próximas edições tem como base o sucesso das já realizadas, em especial esta última. Pesquisa no evento apurou que 92% ficaram satisfeitos com a importância dos conteúdos, 97% disseram que o Summit contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal e 77% gostaram dos contatos que fizeram no evento.  

Outro ponto alto do evento foram as lideranças presentes. A edição de 2025 recebeu mais de mil lideranças políticas entre prefeitos, ministros, senadores, deputados e vereadores. Também participaram mais de três mil executivos do setor público, informou a gerente de relacionamento da Fepese, Luisa Bruciapaglia, que apresentou a pesquisa.

Leia também

Tarifaço de Trump entra em vigor com impactos em quase todas exportações de SC aos EUA

Estados “onças” do Brasil, entre os quais SC, terão maior impacto do tarifaço de 50%

Saiba quais empresas de SC mais se destacam no ranking Negócios em Expansão 2025 da Exame

Jorginho diz que estado vai ouvir federações empresariais para apoio frente a tarifaço

Empresa de SC Conta Azul é adquirida pela norueguesa Visma por valor bilionário

Bicicleta comprada aos 13 anos foi o “start” para empresário de SC dono de grupo bilionário