Mais um evento em Santa Catarina nasce com o objetivo de ser referência no país e no exterior. É o Brazil International Health Tourism Summit & Expo (HTBR Summit & Expo), que será realizado nos dias 13 e 14 deste mês, em Florianópolis, no Passeio Sapiens. Pela primeira vez no país um evento sobre o tema contará com congresso sobre turismo e feira ao consumidor, destaca a empresária Larissa Bittencourt, CEO da Agência Brasileira de Turismo Médico (ABTM) e idealizadora do evento.
Continua depois da publicidade
O Summit contará com renomados palestrantes nacionais e internacionais da área de saúde e turismo, com uma trilha de conteúdos exclusivos. Além de compartilhar informações, vai permitir networking para negócios. E a feira do evento será com entrada gratuita, facilitando conexões entre médicos, empresários, pacientes e clínicas.
Uma das palestras específicas sobre o tema será a do diretor de operações da Global Healthcare Accreditation (GHA), Bill Cook, intitulada “Turismo Médico em Foco: Experiência Segura, Confiável e Excepcional”. Outro convidado especial é o CEO da Medical Tourism Association, Jonathan Edelheit, que falará sobre a evolução do turismo de saúde e bem-estar.
Entre os palestrantes também estão os médicos Franklin Bloedorn, André Berger, Daniel Carvalho, Filippo Pedrinola, David Uip, Mariela Silveira, Ingrid Lückmann e Fernando Zanol. Eles são de SC ou de outros estados e são referências nas áreas em que atuam.
A escolha de Florianópolis para sediar o evento é porque Santa Catarina já registra atividade expressiva na área de turismo da saúde e bem-estar. Nos últimos anos, Florianópolis tem sido cada vez mais procurada para procedimentos de transplante capilar, cirurgias plásticas, tratamento dentário estético ou até para tratamentos médicos de doenças em geral. E Blumenau é referência internacional para cirurgias de troca de sexo.
Continua depois da publicidade
Larissa Bittencourt vê potencial para projetar o turismo da saúde e bem-estar não só no estado, mas no Brasil. Ela observa que em alguns centros médicos do país, em especial São Paulo, existe uma atividade intensa de turismo da saúde, mas o país ainda não tem estatísticas específicas sobre isso. Para realizar o evento, ela visitou summits e feiras com esse perfil em outros países, em especial na Europa.
– Trabalho com turismo há 10 anos. Morava em São Miguel do Oeste e, E no ano passado (2024) mudei para Florianópolis. Aí surgiu esse movimento na cidade para fortalecer o turismo da saúde, com o incentivo de alguns médicos. Como não tinha uma agência nacional para o setor, planejamos e abrimos a Agência Brasileira de Turismo Médico (ABTM) – informou Larissa Bittencourt.
Outra necessidade no projeto, segundo ela, foi a criação de um selo para oferecer mais garantias para a atividade. Numa parceria com a prefeitura, Florianópolis se tornou a primeira cidade do país a ter um selo de turismo de saúde, o MedTrust. Entre as demandas necessárias estão profissionais médicos e equipes que falam outros idiomas e serviços para esses pacientes na rede hoteleira, como a responsabilidade para atendimentos em casos de emergência.
Nos últimos tempos, a empresária tem participado de eventos no exterior sobre o tema para saber como organizar um encontro no Brasil atendendo as várias demandas. Na última semana, ela esteve num evento em Frankfurt, na Alemanha.
Continua depois da publicidade
Interessados em participar podem adquirir ingressos no site do evento, o htbrsummit.com.br. A expectativa é de que o evento, já na primeira edição, atraia participantes do Brasil e exterior.
Antonietas
Antonietas é um projeto da NSC que tem como objetivo dar visibilidade a força da mulher catarinense, independente da área de atuação, por meio de conteúdos multiplataforma, em todos os veículos do grupo. Saiba mais acessando o link.

Leia também
Startups de SC apresentam tecnologias em “Shark Tank” exclusivo no Vale do Silício
Delas Summit cresce 67% e reúne mais de 7 mil empreendedoras em Florianópolis
Decisão do Senado dos EUA contra taxa ao Brasil mostra que Trump estava errado, diz Fiesc
Inclusão de tilápia, camarão e ostras em lista de espécies invasoras gera impasse
Indústria do arroz lança campanha para incentivar o consumo que está em queda no país
Fort Atacadista inaugura loja número 70 em SC anuncia mais unidades