A multinacional catarinense WEG começou o ano novo com mudanças na diretoria definidas pelo conselho de administração em outubro do ano passado para serem implantadas em 2026. Uma das mudanças foi na denominação dos cargos que respondem diretamente ao presidente executivo, que passaram a ser chamados de vice-presidências. Além disso, companhia criou a vice-presidência de Tecnologia e nova unidade denominada Negócio Automação & Sistemas.
Continua depois da publicidade
A WEG explicou no comunicado ao mercado que além da nova denominação de vice-presidente, parte desses executivos teve ajustes nas suas atribuições nesses cargos de liderança que executam. Isso foi efetuado sem alterações na estrutura estatutária da administração da empresa.
A nova vice-presidência de Tecnologia ficou responsável por definir diretrizes estratégicas para o desenvolvimento tecnológico e identificar e fomentar sinergias entre os produtos e soluções WEG, que passará a atuar de forma matricial, suportando todas as Unidades de Negócio da companhia. O novo vice-presidente dessa área é Carlos José Bastos Grillo, que era o diretor da unidade de Negócio Digital & Sistemas.
Além disso, a WEG criou a Unidade de Negócio Automação & Sistemas. Ela foi composta pelas Unidades de Negócio Automação e Digital & Sistemas que existiam até dezembro último. O vice-presidente responsável por esta Unidade de Negócio é Manfred Peter Johann, que era o diretor da Unidade de Negócio Automação.
A diretoria de Vendas Drives & Controls, que é integrada à nova Unidade de Negócio Automação & Sistemas, passou a ser focada nos negócios de drives e controls para fortalecer a estratégia global de Motion Drives. A companhia informa que ela passou a ser liderada por Elder Jurandir Stringari, executivo com vasta experiência no mercado de automação, que era o diretor da Divisão Internacional até o final de 2025.
Continua depois da publicidade
E o lugar de Elder Stringari na vice-presidência da Divisão Internacional foi promovido Anderson Fernandes. Graduado em Engenharia Elétrica com especialização em Máquinas Elétricas Girantes, Anderson começou a trabalhar na WEG em 1997. Teve forte atuação na área comercial internacional e na área de máquinas elétricas girantes de grande porte, liderando por um ano a WEG Electric Machinery nos EUA em 2014. Desde 2019, ele era Diretor de Vendas Global da Unidade de Negócio Energia no desenvolvimento dos negócios de motores e geradores de alta tensão. Agora, foi promovido a vice-presidente.
Ao informar as alterações, o conselho da WEG explicou que o objetivo é melhor otimização de recursos e estruturas visando o crescimento internacional. Explicou também que a segmentação tradicionalmente utilizada pela companhia na comunicação com o mercado permanece inalterada, agrupando as receitas em quatro áreas de negócio.
Leia também
De carnes a produtos industriais: como o acordo Mercosul-UE deve impactar a economia
Títulos podres de antigo banco de SC foram usados em fraudes do Master, diz jornal
Festival de música abre neste domingo em Jaraguá e movimenta a economia regional
Rodrigo Hilbert apresenta residencial de luxo no Norte da Ilha de SC
Lula fala sobre acordo Mercosul-UE e economia com Décio Lima e Ana Paula Lima
Secretário destaca potencial do acordo Mercosul-UE e governo estuda missão à Europa
SC projeta salto nas exportações após União Europeia aprovar acordo com Mercosul
SC lidera alertas de riscos de desastres naturais, com 41% dos SMS emitidos no país

