Passa longe das preocupações de Santa Catarina nas Eleições 2022 o bom funcionamento das urnas eletrônicas e da Justiça Eleitoral. É assunto morto, apesar do barulho. Nenhum dos 80 representantes de entidades, sindicatos e universidades ouvidos pelo SC Ainda Melhor, lançado pela NSC nesta segunda-feira (20) em Florianópolis, tocou no tema ao ser questionado sobre quais devem ser as prioridades da campanha e dos próximos governantes.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
Quem comentou a ausência na lista foi o ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Salomão Ribas Junior, responsável pela organização do material apresentado. Todos os entrevistados ignoraram as tentativas do presidente Jair Bolsonaro (PL) de enfraquecer a confiança no sistema eleitoral.
— Ninguém consegue fraudar um sistema tecnológico sem deixar a marca do mal-feito. Por isso não houve a preocupação dos entrevistados — analisou.
A observação serviu de escada ao discurso mais enfático da manhã, do presidente do TRE, Leopoldo Augusto Brüggemann.
Continua depois da publicidade
— Nenhum hacker seria capaz de invadir uma máquina de lavar roupas — disparou, ao explicar que a urna não possui conexão com rede qualquer.
Brüggemann lembrou das fraudes e da insegurança dos tempos de voto em papel. Citou os diversos mecanismos de monitoramento do sistema à disposição de entidades e da própria população. E criticou a disseminação de ataques à democracia estimulados por informações falsas.
— Aquele que avançar a linha da lei deverá ser responsabilizado, sem nunca haver censura prévia — prometeu.
A eleição eletrônica é uma conquista do Brasil com a participação decisiva de Santa Catarina. As primeiras experiências ocorreram em Brusque, no fim do século passado. Desde a implantação, os brasileiros escolhem representantes tendo a confiança de que o resultado é fiel ao desejo da maioria.
Continua depois da publicidade
Felizmente, a sociedade entende que este é um não assunto.
Leia o ebook do SC Ainda Melhor
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Bolsonaro sanciona lei que concede título de capital a Gaspar
O que Blumenau está testando no piso da Rua XV de Novembro
Justiça de SC investiga juíza que impediu menina de fazer aborto