O serviço municipal de arborização urbana de Blumenau terá uma nova pasta responsável em 2022. A Secretaria do Meio Ambiente Sustentável (Semmas) assumirá a tarefa até hoje executada pela Secretaria de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb). O orçamento previsto para todo o ano é de R$ 628 mil. A mudança foi comunicada à Câmara de Vereadores durante a tramtitação da lei orçamentária.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
A Semmas recebeu, no início do mês, um prêmio estadual pelo programa Blumenau Mais Verde, que desde 2019 plantou 800 mudas da Mata Atlântica na cidade. O primeiro passo já está bem dado. Temos árvores novas vindo aí. Falta garantir que elas permaneçam de pé a tempo de proporcionarem sombra a quem caminha pela cidade. Nos últimos meses, infelizmente, não têm faltado exemplos contrários.
Espera-se que, nas mãos de quem entende, podas sejam feitas com o cuidado necessário e plantas prejudicadas por incidentes possam ser recuperadas. Diferente do que voltou a ocorrer na semana passada, na Praça Victor Konder, onde está a prefeitura. Entre as 21 plantas retiradas para dar lugar a um empreendimento turístico estava uma grande figueira, que adoeceu depois de ser atingida por um raio.
A secretaria informou à coluna que, em 2022, o primeiro passo será a transferência das atividades de manutenção já executadas pela Seurb. No futuro, será avaliada a possibilidade de incrementar os serviços sob a gestão do Meio Ambiente. Quem sabe a mudança orçamentária possa representar o embrião de um departamento especializado e estruturado para garantir que as mudas cresçam e impactem a vida dos pedestres.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como o advogado Rodrigo Soethe levou a oposição à vitória na eleição da OAB Blumenau
Livro infantil de escritor de Blumenau ganha o Prêmio Jabuti
Blumenau tem mais vagas em creches do que famílias interessadas
Decreto de SC sobre máscaras delega ao comércio função de fiscal do coronavírus