Passadas quase três semanas de matrículas na rede municipal, Blumenau tem mais vagas disponíveis em creches do que famílias interessadas. Das 3.147 oferecidas no dia 8 de novembro, ainda restam mais de 2 mil. Porém, não quer dizer que todos já estejam atendidos. Ainda havia 1,2 crianças na fila nesta quinta-feira (25). A dificuldade é encaixar os novos alunos em Centros de Educação Infantil (CEIs) próximos às casas das famílias.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
— Esses 1,2 mil na fila já são uma vitória, considerando que tínhamos 5,5 mil em 2018. Hoje já tenho mais vagas do que demanda, só que não exatamente onde os pais querem — observa a secretária de Educação, Patrícia Lueders.
A redução na fila tem ao menos quatro explicações. Para Patricia, o principal fator é a contratação de cerca de mil vagas em creches privadas. No início deste ano, eram seis empresas prestando serviço ao município e sendo remuneradas com R$ 900 por criança. Agora já são 15 e a prefeitura segue em busca de mais. Porém, a escola precisa estar credenciada no Conselho Municipal de Educação e obedecer a uma série de requisitos, como manter professores graduados.
A segunda razão para a fila mais curta é a transferência de turmas da Pré-escola 3 — seis anos de idade — para escolas municipais do Ensino Fundamental. Isso e a adequação de espaços dentro dos CEIs para abertura de novas salas permitiram a ampliação de vagas na estrutura já existente.
Continua depois da publicidade
A última, e não menos importante, explicação é a pirâmide etária. Como as famílias blumenauenses estão tendo menos filhos, diminuiu a demanda por ensino infantil.
Vagas em creches
Quem está na fila ou pretende entrar — cerca de 40 novas inscrições ocorrem todos os dias nesse período de matrículas — deve entrar em contato com a Secretaria de Educação no telefone 3381-7060 para verificar qual unidade pode atender a criança já no início de 2022. Hoje, o Salto do Norte é o bairro menos atendido. Segundo Patrícia, as famílias têm opção em bairros próximos. Nos casos em que for necessário usar ônibus, o município tem o benefício da passagem previsto para que os pais possam levar os filhos.
Escolas de educação infantil interessadas em oferecer vagas ao poder público também devem entrar em contato com a secretaria.
Receba textos e vídeos do colunista Evandro de Assis direto no WhatsApp. Basta clicar aqui.
Leia também
Praça da prefeitura de Blumenau perde 21 árvores para dar espaço a restaurante
Continua depois da publicidade
Blumenau terá concerto de Natal nas janelas de casarão histórico
Estudantes abandonam os ônibus em Blumenau e pesam na retomada do serviço
Faixa de mar em Florianópolis será batizada com o nome de um catarinense ilustre