O sinal vermelho da pandemia de coronavírus voltou a acender para Blumenau. A tendência de alta no número de casos acentuou-se, num movimento que lembra o de junho passado. A média móvel dos últimos sete dias está em 63 casos, mais que o dobro do registrado há três semanas. Somente no sábado (17) foram 81 doentes a mais.
Continua depois da publicidade
> Receba as notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp.
> Confira o Painel do Coronavírus em Santa Catarina
Especialistas alertaram que as escolhas de Blumenau provocariam o retorno da Covid-19. Era questão de tempo. As restrições de julho/agosto abafaram o pico de contaminação, mas não foram suficientes para suprimir o vírus. Sem conseguir rastrear os contatos dos doentes e testá-los, Blumenau aguarda passivamente o Sars-Cov-2 aparecer nos ambulatórios gerais e hospitais. Pois ele reapareceu, e com força.
Continua depois da publicidade
Com comércio, bares e restaurantes em clima de normalidade, campanha eleitoral na rua e blumenauenses circulando pelo litoral nos fins de semana, o cenário que se desenha para a Covid-19 na cidade é ruim.
Mas pode piorar. A partir desta segunda-feira (19), os ônibus passarão a circular com 75% de capacidade. Escolas preparam-se para receber os primeiros alunos no dia 26. Com o gráfico empinando a olhos vistos, são duas decisões temerárias.
Ainda há tempo de revertê-las.
Leia também
> Números desmentem tese de que a Covid-19 oculta mortes por outras doenças
> Nas ruas de SC, parece que a pandemia de coronavírus já acabou