As tarifas de táxi de Blumenau terão um novo método de reajuste caso a Câmara de Vereadores aprove um projeto de lei que tramita na Casa. Pela nova regra, seria possível ao Executivo aumentar apenas o preço do quilômetro rodado sem alterar a bandeirada ou o valor por tempo de espera. Hoje, os percentuais decretados têm de ser lineares. A questão é acompanhada de perto pela categoria.

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A medida, proposta pelo vereador Jovino Cardoso (Solidariedade), tem o apoio integral da Coopertáxi, manifestado em ofício ao Legislativo, e ganhou força entre os parlamentares. Pelo andar da carruagem, deve ser aprovada sem dificuldades. Com ela em vigor, o prefeito teria flexibilidade para reajustar cada item que compõe a tarifa final adotando percentuais específicos.

Na verdade, o projeto em tramitação regulariza um dispositivo legal que não é cumprido pelo município. Pela lei estrita, a bandeirada deveria custar três vezes o valor do quilômetro rodado. Hoje, ele corresponderia a R$ 9,30, considerado inviável por todos os envolvidos. O decreto do último reajuste, em março de 2016, determinou que a bandeirada custasse R$ 5,35. Assim ficou.

Toda a movimentação nos bastidores pela aprovação da proposta é para permitir o reajuste no valor do quilômetro rodado sem mexer na bandeirada dos táxis de Blumenau. Com isso, seria possível recompor parte da defasagem de quase seis anos — que só existe devido à ascensão dos aplicativos, como Uber e 99. Isso ocorreria tão logo o projeto virasse lei — ao menos é o que espera parte da categoria.

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Em 2016, o litro da gasolina custava cerca de R$ 3,50 em Blumenau. Hoje, os motoristas abastecem por R$ 6,50. Por outro lado, aumentar o preço pode afugentar a clientela que vem voltando aos táxis, alertam permissionários contrários ao aumento. O preço reduzido e as tarifas dinâmicas de aplicativos têm tornado o serviço competitivo outra vez.

Não é uma equação fácil de resolver.

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