nsc
    nsc

    Lari na Cozinha

    Crème Brûlée é sobremesa fácil e que impressiona; aprenda a fazer em casa

    Compartilhe

    Larissa
    Por Larissa Guerra
    21/08/2020 - 13h33 - Atualizada em: 23/08/2020 - 10h52
    Crème Brûlée é uma sobremesa típica da culinária francesa
    Crème Brûlée é uma sobremesa típica da culinária francesa (Foto: Arquivo Pessoal)

    Quer uma sobremesa gostosa, fácil, rápida e que fica com cara de chique para fazer no seu final de semana? Pois então este Crème Brûlée é a pedida certa.

    Eu adoro esta sobremesa porque sempre rola uma emoção em fazer a caramelização do açúcar com o maçarico (você pode usar uma colher, de boas), em aromatizar o creme de leite fresco com baunilha, e depois no momento de quebrar a casquinha de caramelo.

    O sucesso de um crème brûlée depende começa escolha dos ingredientes e dna forma como você vai aromatizar o doce. Tradicionalmente, usamos fava de baunilha. Mas em bom português: fava de baunilha custa caro e não é muito fácil de achar - em Blumenau, só achei em uma loja de produtos culinários importados. É um ingrediente nobre, maravilhoso, então minha dica é comprar uma e usar aos poucos. 

    Aqui, usei 1/3 de fava e foi bem suficiente. Se você quiser fazer uma #ostentação e usar uma fava inteira ou se você prefere economizar e usar essência de baunilha, também está valendo.

    > Conheça receitas deliciosas para encarar o frio em Santa Catarina

    Mas há um universo inteiro de possibilidades além da baunilha. Nesta versão, adicionei cascas de laranja bahia ao creme de leite fresco, deixando este doce ainda mais surpreendente. Se você quiser, sugiro testar colocar anis estrelado, canela em pau, erva-cidreira, lavanda, raspas de limão siciliano. De qualquer forma, a chance de acerto é imensa.

    > Como fazer arroz de carreteiro? Aprenda a preparar essa iguaria que é unanimidade nacional

    Outra dica importante, na hora de ir às compras, procure pelo creme de leite fresco mesmo. Se você não está familiarizado com o ingrediente, ele está sempre localizado no corredor de laticínios do seu mercado favorito, lá perto das manteigas, da nata, dos queijos. Ressalto que "creme de leite fresco" é o que deverá estar escrito na embalagem. Não estamos falando aqui do creme de leite de caixinha, de lata, e também não é a nata, que eu amo, mas nesse caso é mais espessa e gordurosa.

    > Saiba qual o tipo de taça ideal para cada vinho

    > Por que existem diferentes tipos de garrafa de vinho?

    Boa receita!

    Ingredientes

    500 ml de creme de leite fresco

    1/3 de fava de baunilha ou 5ml de extrato de baunilha

    Cascas de laranja Bahia 

    6 gemas

    90g de açúcar 

    20 g de açúcar para caramelizar o creme

    Modo de Preparo

    Em uma panela, adicione o creme de leite, as cascas de laranja e as sementes da fava de baunilha. Não é feio também colocar a fava na panela depois de tirar as sementinhas, ok Leve ao fogo e cozinhe em fogo médio até quase levantar a fervura.

    Desligue o fogo e deixe fazendo a infusão por mais alguns minutos. Enquanto isso, em uma vasilha, bata as gemas com o açúcar até obter um creme mais claro e volumoso. 

    Adicione uma concha do creme de leite fresco aquecido, mexendo para fazer a temperagem das gemas. Este processo impede que as gemas cozinhem imediatamente ao terem contato com uma substância quente.

    > Creme de abóbora: uma receita perfeita para preparar em dias frios

    Em uma vasilha, bata as gemas com o açúcar até ficar um creme claro e adicione uma concha do creme, mexendo para temperá-lo. Depois, adicione o restante do creme quente e misture.

    Despeje o creme em ramequins (cumbiquinhas, potinhos, como você quiser chamar <3) Asse em banho-maria, a 160 °C, por 1 hora. 

    Retire do forno e leve para a geladeira para resfriar. Depois, na hora de finalizar, polvilhe um pouco de açúcar sobre o creme e use um maçarico para caramelizar o açúcar. Se você não tem um maçarico culinário, use as costas de uma colher. Esquente-a com cuidado no fogo e vá queimando o açúcar. Dá certo e fica uma delícia!

    Mais colunistas

      Mais colunistas