nsc
nsc

FESTAS DE OUTUBRO

A semana decisiva para a Oktoberfest Blumenau

Compartilhe

Pedro
Por Pedro Machado
13/09/2021 - 07h48
Propostas de cervejarias interessadas em patrocinar a festa serão conhecidas na quarta-feira
Propostas de cervejarias interessadas em patrocinar a festa serão conhecidas na quarta-feira (Foto: Lucas Correia, BD)

A semana que se inicia é decisiva para o futuro do turismo de Blumenau. Os interessados em concorrer ao posto de cervejaria oficial da Oktoberfest serão conhecidos na quarta-feira (15). Mais do que revelar qual ou quais empresas estão dispostas a emprestar suas marcas para o evento nos próximos anos, o recebimento das propostas será enfim um indicativo mais claro para dois pontos: como o mercado passou a enxergar o principal produto turístico da cidade e até onde o cancelamento de duas edições impactou na imagem da festa.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

Nos bastidores não faltam especulações. Da empresa vencedora serão cobrados investimentos estimados em mais de R$ 50 milhões, quantia que inclui as construções de um boulevard na Vila Germânica e de um museu que contará a história da festa, fora os gastos com a decoração. Pelo poderio financeiro exigido, especula-se que a disputa ficará restrita a gigantes do setor cervejeiro.

Este grupo tem Ambev, Heineken e Petrópolis como protagonistas. Mas até o nome da Coca-Cola Femsa, engarrafadora e distribuidora do refrigerante no país, também surge nas conversas do meio. Em agosto a companhia, junto da empresa Andina, anunciou a compra da cervejaria Therezópolis como parte de uma estratégia para ampliar o portfólio no Brasil.

Sobre a agenda de quarta-feira, há basicamente três possibilidades colocadas à mesa. A primeira, mais inesperada, é ninguém apresentar proposta. Neste caso, o mais provável é que o município tenha de rever as condições exigidas para relançar a concorrência, o que representaria a perda de um valioso tempo.

Na segunda hipótese, apenas uma empresa se candidata. Isso tende a agilizar o processo porque não haveria concorrente para contestar a disputa, minimizando risco de judicialização do processo. Na terceira alternativa, mais de um interessado aparece e seria necessário avaliar toda a documentação dos envolvidos antes da abertura das propostas de preços.

A definição da cervejaria oficial é importante porque esta empresa será o principal parceiro comercial da Oktoberfest e, justamente por isso, terá papel fundamental para os sucessos de público e financeiro das edições vindouras. O lucro da festa, vale lembrar, funciona como um caixa para custear outras ações de lazer na cidade, como o Natal, a Páscoa e o Réveillon. Oktoberfest indo bem é sinônimo de turismo diversificado.

Impraticável

Cervejarias artesanais do Vale Europeu até cogitaram a possibilidade de formar um consórcio para disputar a licitação da Oktoberfest Blumenau, mas a discussão morreu na casca. As exigências previstas em edital, principalmente financeiras, tornaram a concorrência impraticável, avaliou uma fonte do setor ouvida pela coluna.

Leia também​

Restaurante Seu Porco vai abrir filial em Timbó e prepara rede de franquias

João Paulo Taumaturgo vai assumir vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau

Mesmo com 150 funcionários, Câmara de Blumenau vai contratar perícia externa para CPI

Novo gestor do Neumarkt Blumenau sobre a pandemia: "Foi um MBA na prática"

Empresa negocia naming rights da futura Praça da Estação em Blumenau

Conselho da Unimed Blumenau aprova estudo para retomar obras de hospital

Timbó busca investidor privado para bancar novas atrações no Morro Azul​​

​​​​​​Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Pedro Machado

Colunista

Pedro Machado

Um olhar especializado na economia e nos negócios dos setores pulsantes de Blumenau e região.

siga Pedro Machado

Mais colunistas

    Mais colunistas