A Kraft Heinz, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, anunciou nesta terça-feira (2) a cisão dos negócios em duas companhias independentes e de capital aberto, confirmando rumores de uma divisão que já circulavam há quase dois meses. A multinacional americana é dona, desde 2021, da fabricante de molhos e conservas Hemmer, de Blumenau.

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A separação, segundo a companhia, busca maximizar as capacidades e as marcas da Kraft Heinz, “reduzindo a complexidade a permitindo que ambas as novas empresas implantem recursos de forma mais eficaz em suas distintas prioridades estratégicas”.

“A transação cria duas empresas de capital aberto de grande porte com portfólios de marcas icônicas, capacidades de liderança, perfis financeiros atraentes e modelos únicos de criação de valor”, informou a companhia em comunicado.

Além da Hemmer: grandes empresas de Blumenau que foram vendidas

As duas novas empresas a serem criadas ainda não têm nome. Uma delas, porém, vai concentrar marcas icônicas como Heinz, Philadelphia e Kraft Mac & Cheese, com vendas líquidas de US$ 15,4 bilhões – 75% deste montante vindo de molhos, pastas e temperos. A Kraft Heinz disse que 20% dessas receitas virão de mercados emergentes.

“Esta empresa estará bem posicionada para impulsionar o crescimento líder do setor em categorias e geografias atraentes, alavancando um modelo comprovado de entrada no mercado e o sistema de crescimento de marca para gerar escala e desempenho”, diz o comunicado.

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A outra companhia resultante da cisão terá um portfólio de produtos básicos da América do Norte, com vendas líquidas de US$ 10,4 bilhões, reunindo marcas como Oscar Mayer, Kraft Singles e Lunchables. Aproximadamente 75% das vendas líquidas serão provenientes de marcas que ocupam o primeiro ou segundo lugar em suas respectivas categorias, informou a Kraft Heinz.

O presidente executivo do conselho da Kraft Heinz, Miguel Patricio, disse no comunicado que a complexidade da estrutura da companhia torna desafiadora a alocação de capital de forma eficaz para priorizar iniciativas e impulsionar a escala em áreas mais promissoras.

“Com a separação em duas empresas, podemos alocar o nível certo de atenção e recursos para liberar o potencial de cada marca, impulsionando melhor desempenho e a criação de valor a longo prazo para os acionistas”, justificou.

A separação proposta busca ser isenta de impostos para a Kraft Heinz e seus acionistas, acrescentou a companhia, que prevê até US$ 300 milhões em dissinergias, “com claras oportunidades de mitigar uma parcela substancial delas no curto prazo”.

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A expectativa é que a cisão seja concluída no segundo semestre de 2026, após o cumprimento de condições habituais e da aprovação final da transação pelo conselho de administração.

Como fica a Hemmer

Sobre o anúncio feito nesta terça pela Kraft Heinz Company, a Kraft Heinz Brasil, subsidiária brasileira da companhia, diz que não existem mudanças de negócio previstas para a sua operação no país. Ou seja, nada, em princípio, muda para a Hemmer.

“A companhia seguirá com sua forte presença local, com portfólio composto por marcas icônicas como Heinz, Hemmer, Quero e BR Spices, e atuando como o motor de crescimento nos mercados emergentes da empresa”, diz nota enviada à coluna.

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