Tem empresa tradicional de Santa Catarina de aniversário nesta quarta-feira (13), e a data é daquelas especiais. A fábrica de refrigerantes Max Wilhelm, que nasceu em Jaraguá do Sul mas depois se mudou para Blumenau, está completando 100 anos de história, juntando-se a um seleto clube de centenárias indústrias catarinenses (veja a lista abaixo).

Continua depois da publicidade

Para celebrar o primeiro século de vida, a marca preparou novidades. Uma delas é o lançamento de uma edição especial da laranjinha, o carro-chefe da empresa, em uma garrafinha de vidro. Chama a atenção o rótulo “retrô”, que remete aos primórdios da Max Wilhelm.

— As garrafinhas de vidro descartáveis resgatam um pouco da memória afetiva do catarinense — diz o presidente da companhia, Otávio Greuel.

Veja fotos da fábrica da Max

A Max Wilhelm precisou refazer toda a arte da embalagem a partir de uma foto antiga, desbotada e rasgada. Deu certo e o final foi feliz.

A laranjinha representa 60% da produção e das vendas da Max, mas o portfólio é mais amplo, com 18 produtos. Além de outros sabores de refrigerantes – como a também tradicional Tubaína –, a marca tem uma linha de energéticos, tônicas e drinks alcoólicos, além de distribuir água mineral. Segundo Greuel, produtos com zero açúcar estão no forno para serem lançados.

Continua depois da publicidade

A companhia é cautelosa com números, mas abriu à coluna que a produção mensal gira em torno de um milhão de garrafas – há tamanhos variados, que vão de 200ml a 2 litros. O faturamento, porém, é mantido sob sigilo. Segundo Greuel, as vendas vêm melhorando e em 2025 “já passaram um pouco” do registrado em 2024. A expectativa é de um crescimento de 3% neste ano.

Aliás

A Max também tem buscado oportunidades no mercado internacional nos últimos anos. A empresa tem fechado contratos para exportar contêineres de Tubaína e guaraná para o Japão, principalmente.

Quais indústrias de SC já passaram dos 100 anos

Leia também

Juiz dá 72 horas para que prefeitura de Blumenau se manifeste sobre pedido de liminar da BRK

Angeloni avança no atacarejo e converte quinta loja em SC para nova bandeira

CPI do Esgoto em Blumenau vira palco de queda de braço e tem futuro incerto

Fim da “cobra”: Beto Carrero mexe em atração icônica do parque