O Vale do Itajaí não é chamado também de Vale da Cerveja à toa. Uma pesquisa com dados inéditos feita pela Associação Vale da Cerveja, que reúne cervejarias locais, revelou que a produção anual de cerveja artesanal na região é até 13 vezes maior que a média nacional, considerando a realidade per capita.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
Em todo o Brasil, a produção anual de cerveja artesanal equivale a 1,84 litro por habitante – considerando uma população de 213,3 milhões de pessoas, segundo estimativas do IBGE. O cálculo foi feito a partir de um levantamento realizado pela Escola Superior de Cerveja e Malte junto às maltarias do país. O estudo apontou a fabricação de 392 milhões de litros da bebida artesanal, o que representa 2,8% do total do mercado cervejeiro.
> Por que o preço da cerveja aumenta?
Já no Vale a realidade é bem diferente. Só a produção per capital mensal, de 1,99 litro, já ultrapassa a média nacional anual. Segundo dados levantados pela Associação Vale da Cerveja, na região a produção por ano atinge 23,88 litros a cada habitante.
Continua depois da publicidade
O levantamento consultou 16 cervejarias – cerca de metade das fábricas da região – e a Escola Superior de Cerveja e Malte. A pesquisa trata apenas de marcas independentes. Segundo Valmir Zanetti, presidente da associação, é uma amostragem com números até considerados conservadores, já que há empresas que ficaram de fora.
O empresário esteve na Câmara de Vereadores na última semana. Foi pedir apoio aos parlamentares para um projeto que transforma a associação em entidade pública. Na tribuna, destacou que o setor gera cerca de 230 empregos diretos e que as marcas da região já conquistarem quase 250 medalhas em competições nacionais e internacionais, o que evidencia o potencial da produção cervejeira local.
Crescimento
A mesma pesquisa da associação revelou que as cervejarias do Vale projetam um crescimento de 68% na produção nos próximos dois anos. Integram a entidade cervejarias de Blumenau, Pomerode, Indaial, Gaspar e Timbó. A lista inclui Alles Blau, Balbúrdia, Belgard, Berghain, Bierland, Blumenau, Container, Das Bier, Glasvoll, Hersing, My Beer, Omas Haus, Scholer’s, Schornstein, Segredos do Malte e Wunder Bier, além da Escola Superior de Cerveja e Malte.
Receba notícias e análises do colunista Pedro Machado sobre economia, negócios e o cotidiano de Blumenau e região pelo WhatsApp ou Telegram
Continua depois da publicidade
Leia também
Empresa de Blumenau mira Bolsa de Valores, 400 novas vagas e unidade no exterior
SC tem o quarto melhor hotel de luxo da América do Sul, segundo o TripAdvisor
Furb se antecipa ao MEC e prepara projeto jurídico da federalização
Curso de tecnologia criado em Blumenau passa a beneficiar alunos de 72 cidades de SC
Nova praça no Centro de Blumenau servirá de vitrine para operadora de internet Unifique
Empresa que produz a Linguiça Blumenau retoma construção de nova fábrica em Pomerode
Maior prédio de Blumenau terá 41 andares e mini-shopping com 20 lojas