A reforma da rodoviária de Blumenau deve começar logo na largada de 2025. A expectativa é que a Sinart, empresa que já opera em Florianópolis, assuma de fato e direito a gestão do terminal na metade de janeiro, 30 dias após a assinatura do contrato de concessão, marcada para a próxima segunda-feira (16).

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Segundo o secretário de Parcerias e Concessões, Marcelo Althoff, a empresa deve se concentrar, após o período de transição, em melhorias mais pontuais na estrutura, que incluem sinalização, iluminação e videomonitoramento. A parte mais “pesada” de obra de reforma depende da liberação de alvarás. Por contrato, tudo deve estar pronto em 18 meses.

A Sinart conquistou o direito de administrar e explorar a rodoviária de Blumenau por um período de 35 anos. A empresa disputou a licitação com a Cotema, de Itajubá (MG), e levou vantagem por apresentar a melhor proposta financeira: outorga de R$ 457 mil, R$ 123,3 mil a mais do que o mínimo exigido no edital (R$ 333,6 mil).

A Cotema chegou a contestar a vitória da concorrente e entrou com recurso, que acabou sendo negado. O resultado final foi homologado na quinta-feira (5) da semana passada.

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A Sinart já administra mais de 35 rodoviárias pelo Brasil, incluindo a de Florianópolis. Em 2021, a empresa chegou a formalizar à prefeitura o interesse na estrutura de Blumenau. Ela quem elaborou estudos de viabilidade que sustentaram a licitação lançada pelo município.

Além de investimentos em modernização e manutenção, estimados em R$ 144 milhões, a vencedora poderá explorar lojas, estacionamento, farmácias, restaurantes, áreas de despacho de cargas, encomendas e publicidade. As obrigações incluem ainda a implantação de sistema eletrônico de informações aos usuários, monitoramento por câmera e wi-fi gratuito.

A rodoviária tem 11 mil metros quadrados de área e abriga mais de 20 estações de embarque e desembarque, além de sediar a Secretaria de Trânsito e Transportes. Cerca de 22 mil usuários usam a estrutura todos os meses.

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