O mês de abril está sendo marcada por volumes muito baixos de chuva na maior parte do Estado. Com isso, algumas cidades do Estado – especialmente as do Oeste – começam a apresentar problemas de abastecimento. No entanto, a pouca chuva não está sendo algo localizado no Oeste. No mapa abaixo temos o que já aconteceu durante a primeira quinzena desse mês.
Continua depois da publicidade

Vejam que fora a região entre o Norte e a Grande Florianópolis, a chuva não alcançou nem 10 mm. Para vocês terem ideia de comparativo, o normal de um abril é ter 90 a 110 mm em muitas cidades com picos de 130 a 150 mm em parte do Oeste e Norte.
> Receba notícias da NSC em seu WhatsApp, clique aqui
O problema no Oeste é que abril está sendo o terceiro mês consecutivo com chuva abaixo do padrão. Por isso, os problemas estão aparecendo mais. No mapa abaixo temos as cidades que segundo a Hidrologia da Epagri os rios estão com os seus níveis menores:

Vejam que temos essa condição no Oeste, Meio Oeste, Planalto Norte e Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
> Ciclone, vendaval, tempestade, tornado e tufão: entenda a diferença
PREVISÃO DA SEGUNDA QUINZENA DE ABRIL
A população precisa ficar bastante atenta ao bom uso da água. Isso porque a previsão é que a chuva até apareça em alguns dias até o fina do mês. Porém, em muitas cidades os volumes deverão continuar bem baixos. Muitas regiões mal devem acumular 10 mm. O Litoral, especialmente da Grande Florianópolis até o Norte, é a região que continua tendo previsão de volumes maiores devido a áreas de baixa pressão no mar.
> Vacinação da Covid em SC: locais, fases de aplicação, idades e tudo sobre
Estendendo um pouco mais a previsão, lembro para vocês a última reunião do Fórum Climático Catarinense realizado no final de março. Lá a previsão de consenso é que o trimestre abril a Junho tenha chuva abaixo do normal.
Leia também
> Idosa de SC transferida para o Espírito Santo com Covid segue hospitalizada: “é uma guerreira”
Continua depois da publicidade
> Bebê engasgado é salvo com ajuda de bombeiro pelo telefone em Blumenau; ouça