nsc
nsc

História

Anita Garibaldi: exposição desvenda fake news sobre a heroína de dois mundos

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
21/07/2021 - 09h57
 "Garibaldi e Anita", do artista Dakir Parreiras, de 1921
"Garibaldi e Anita", do artista Dakir Parreiras, de 1921 (Foto: Federação Catarinense de Cultura / Divulgação)

As comemorações dos 200 anos do nascimento de Anita Garibaldi estarão marcadas, também, pela descoberta e divulgação de uma fake news publicada em 1840. Será aberta nesta quinta-feira (22), no Museu Histórico de Santa Catarina/Palácio Cruz e Sousa, em Florianópolis, uma exposição dedicada à heroína de dois mundos.

> Receba as principais notícias de Santa Catarina no WhatsApp

Foi nesta data que Laguna foi tomada pelos Farrapos. Poucos dias depois, foi proclamada a República Catarinense ou República Juliana, como também é conhecida.

Entre as curiosidades da mostra, está uma notícia falsa publicada em 1840 e descoberta pelos historiadores da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) durante a pesquisa para a exposição.

O material relata a morte de Anita Garibaldi em uma batalha na cidade de Curitibanos. No entanto, o desfecho da Batalha de Curitibanos entrou para a história não com a morte de Anita, mas sim, com sua fuga espetacular.

A informação falsa está em um relato redigido pelo General Francisco José de Sousa Soares de Andrea, o Barão de Caçapava, líder da reação do Império contra os Farrapos. O material foi publicado no Correio Official do Rio de Janeiro e replicado em outros periódicos da capital do Império. Esta história será contada na exposição.

A visitação ao Museu Histórico ocorrerá mediante agendamento, com grupos pequenos e seguindo os protocolos de segurança para evitar contágios pela Covid-19. Os interessados deverão entrar em contato pelo e-mail mhsc@fcc.sc.gov.br e aguardar a resposta informado a data e horário para visitação.

Entre as imagens que integram a exposição, está a pintura "Garibaldi e Anita", do artista Dakir Parreiras, de 1921, que retrata a vida do casal Garibaldi.

Os visitantes também poderão ver imagens inéditas em Santa Catarina cedidas por museus italianos.

Leia Mais:

Vídeo mostra abordagem da PM no sequestro relâmpago de Florianópolis

Os bastidores do sequestro relâmpago em Florianópolis

Escola “afundando” em Florianópolis custou R$ 7,18 mi e pode ser demolida

As diferenças entre as vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Efeitos colaterais da astrazeneca; veja os sintomas mais relatados

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas