nsc
nsc

Estradas

Concessionárias de SC têm 48 horas para aceitar cartão de crédito e débito nos pedágios

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
27/07/2021 - 08h21
Pedágio em SC
Pedágio em SC (Foto: Felipe Carneiro/ Arquivo NSC)

A concessionárias de rodovias em Santa Catarina têm 48 horas para iniciarem o cumprimento da lei que permite o pagamento de pedágio com cartão de crédito e débito. O mesmo prazo vale para elas explicarem por qual razão não estão aceitando essa forma de pagamento.

Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Procon estadual notificou , nesta segunda-feira (26), as concessionárias Arteris (BR-101 norte), CCR ViaCosteira (BR-101 sul) e Planalto Sul (BR-116). No caso de descumprimento, as empresas ficam sujeitas às sanções administrativas como multas.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos

O Governador Carlos Moisés da Silva sancionou na última quarta-feira (21) o Projeto de Lei (PL) que trata do assunto. O texto, de autoria do deputado estadual Rodrigo Minotto (PDT), prevê que as empresas concessionárias responsáveis pela administração ou exploração de pedágios em rodovias de Santa Catarina devem facultar ao usuário, como forma de pagamento da tarifa, todas as bandeiras de cartões existentes no Brasil.

Segundo a lei, o motorista terá passe livre caso houver a recusa no recebimento do cartão. A legislação estadual prevê, ainda, que deve haver sinalização com placas informando a possibilidade do pagamento em cartão.

A Arteris, que tem as concessões do trecho norte da BR-101 e também é a controladora da Planalto Sul, já informou que vai à justiça. Ela considera o texto inconstitucional e aponta que as regras são definidas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Já a CCR “irá aguardar a publicação da lei para poder tomar as medidas cabíveis e atender a nova legislação”.

Leia Mais:

SC não atinge meta do Plano Estadual de Educação

“Pessoa certa na hora certa”, diz Amin sobre Ciro Nogueira

Governo de SC vai acatar emendas da reforma da previdência; saiba quais

Escolas clandestinas avançam em SC, afirma sindicato

BR-470: disputa política não pode atrasar ainda mais a duplicação

Os bastidores do sequestro relâmpago em Florianópolis

Escola “afundando” em Florianópolis custou R$ 7,18 mi e pode ser demolida

Nevascas históricas em Santa Catarina; veja fotos e quando aconteceram

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas