
Logística
Santa Catarina só não exporta mais pela falta de container e navios. A opinião é da presidente da Câmara de Comércio Exterior da Fiesc, Maria Teresa Bustamante, em entrevista ao programa CBN Total nesta semana.
> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Ela explicou que embora o estado tenha atingido em setembro o melhor resultado de exportações da série histórica dos últimos 25 anos, com US$ 973,4 milhões, o maior para o mês desde 1997, as dificuldades logísticas impedem números ainda mais expressivos.
“Há um problema global de frete marítimo e que foi agravado pela pandemia. Nós não exportamos mais porque faltam navios e contêineres”, explicou.
O resultado de setembro também representou um crescimento de 17% na comparação com agosto. No acumulado do ano os embarques de Santa Catarina somam US$ 7,436 bilhões, alta de 21,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A carne suína e de aves são o principal item da pauta de exportação, representando 30% do total. Bustamante, destacou também, novos produtos que ajudaram na obtenção desse resultado, tais como motores elétricos e aparelhos respiratórios.
Ouça a entrevista:
Leia Mais:
Beira-Mar Norte de Florianópolis tem praia “praticamente balneável e sem cheiro", diz Casan
Projeto que proíbe empréstimo por telefone é aprovado em SC
Florianópolis tem obra parada de saneamento por impasse
Manual de obras públicas aprovado em SC é mal necessário onde impera o desleixo
Boate é interditada por vender bebidas adulteradas na Grande Florianópolis