nsc
nsc

Saúde

Proposta de SC condiciona pagamento do Auxílio Brasil à vacinação

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
03/08/2022 - 05h42 - Atualizada em: 03/08/2022 - 07h46
Vacinação e Auxílio Brasil
Vacinação e Auxílio Brasil (Foto: Marcelo Camargo, Agência Brasil)

O conselheiro-substituto do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), Gerson Sicca, irá propor o pagamento do Auxílio Brasil apenas para quem estiver plenamente vacinado. A ideia preliminar já foi apresentada ao Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O que impede a “dobradinha” Mário Motta e Hélio Costa nas eleições

A entidade está preocupada com os baixos índices de vacinação no país, principalmente nos mais jovens.

A intenção é criar uma articulação nacional para criar essa regra. Atualmente, segundo norma do governo federal, o pagamento do Auxílio Brasil está condicionado ao calendário nacional de vacinação instituído pelo Ministério da Saúde. São mais de 40 vacinas obrigatórias. 

A da Covid consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO) e está fora do calendário nacional. Sicca acredita que a vacina da Covid deveria entrar para o calendário nacional para que seja pré-requisito para receber o benefício financeiro voltado à população de baixa renda.

Florianópolis será sede de um debate que pretende vincular o pagamento do auxílio brasil à vacinação. Nos dias 9, 10 e 11 de agosto a capital receberá o Simpósio Nacional de Educação (Sined) e no III Encontro de Promotores e Promotoras de Justiça da Educação.

Dados oficiais do Ministério da Saúde apontam que em 2022 até o dia 24 julho foram 11.453 hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) - Covid-19 em crianças e adolescentes, com 538 mortes, sendo que até 5 anos, 305 chegaram a óbito.

Leia mais:

Novo Centro Histórico de Florianópolis terá menos asfalto e mais paralelepípedo; veja fotos

Praça dos "sonhos" em Florianópolis engavetada há 12 anos pode sair da maquete via parceria privada

SC irá reforçar cerca eletrônica que faz "BBB de carros"

Lei de cotas em SC: "Branco fez bronzeamento para ter a vaga", diz ativista

Plano Diretor: veja três pontos que todos concordam em Florianópolis

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas