nsc
nsc

Educação

Volta às aulas em SC é bom senso

Compartilhe

Renato
Por Renato Igor
13/10/2020 - 10h48 - Atualizada em: 13/10/2020 - 11h13
Volta às aulas em Santa Catarina
Volta às aulas em Santa Catarina (Foto: Tiago Ghizoni / Arquivo NSC)

Após sete meses sem aulas presenciais em Santa Catarina, viés de baixa nas mortes pela pandemia do novo coronavírus, é de bom senso que voltem de forma gradual e com rigorosos protocolos sanitários. Comércio, shopping, bares, restaurantes e academias estão abertos. Há coerência científica em deixar as escolas fechadas? Claro que não.

> Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui

> SC libera volta às aulas presenciais em escolas públicas e privadas; veja regras

Evidente que SC precisa se estruturar e os professores, servidores e alunos em grupo de risco devem ser preservados. A secretaria estadual da Educação informou que os pais que não se sentirem seguros poderão optar por continuar no ensino remoto. O mesmo vale para os professores. 

O Estado irá contratar temporários se houver necessidade. Pesquisadores apontam que o aumento no número de casos na Europa e Estados Unidos (EUA) ocorreu muito mais pelas férias no hemisfério norte e a falta de cuidados de jovens e adultos por não usarem máscaras. Não há relação de causa e efeito, segundo a ciência, com a volta das aulas presenciais. 

> Volta às aulas em Florianópolis: escolas devem respeitar limite de 30% por turma; confira regras

> As cinco regiões de SC aptas para o retorno das aulas, segundo matriz de risco para coronavírus

Há segurança absoluta nesse retorno? Claro que não. Temos que fazer tal qual países da Europa e nos EUA, havendo aumento de casos, recua-se pontualmente onde houver a necessidade. 

Na Alesc há quem defenda que a volta às aulas ocorra somente após a vacina. É inacreditável. Se formos esperar a vacina ser descoberta, efetivamente testada, distribuída e que ela traga o efeito imunológico desejado, perde-se a perspectiva do retorno. É jogar para a torcida e para a sua base eleitoral apenas.

> UFSC abre inscrições para processo seletivo com 549 vagas em 27 cursos de graduação

> Veja quais são os 27 cursos de graduação da UFSC com vagas disponíveis

Impacto nas crianças

Há um risco enorme com o fechamento das escolas na saúde no desenvolvimento das crianças. Estudos apontam aumento de ansiedade e depressão trazidos pelo confinamento. Teme-se, também, aumento da evasão escolar e queda na qualidade do conteúdo assimilado com déficit de aprendizagem causado pelo ensino remoto. 

Além do contato como os coleguinhas, que ajuda no desenvolvimento psicossocial, o ambiente escolar é importante para muitas crianças na oferta da merenda escolar e como instrumento de identificação e denúncia de casos de violência sofridos pelos estudantes dentro de casa.

> Volta às aulas em Joinville: rodízio não será adotado se houver adesão reduzida ao presencial

Que o Estado e as prefeituras preparem as escolas, se estruturem para testar e rastrear os casos suspeitos e comprovados. E que voltem às aulas presenciais onde a condição é favorável e que se dê liberdade para a comunidade escolar decidir se adere ou não. 

Nenhum professor será obrigado a retornar, segundo disse o secretário estadual de educação, Natalino Uggioni. Tampouco, os alunos. Portanto, liberdade aos que desejam a volta dentro dos protocolos adequados.

> Concursos públicos em SC: confira as vagas em outubro, salários e como se inscrever

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Renato Igor

Colunista

Renato Igor

Apresentador e comentarista na CBN Diário e NSC TV, Renato Igor faz análises e traz as notícias sobre o que acontece em Santa Catarina e o que influencia os rumos do Estado.

siga Renato Igor

Mais colunistas

    Mais colunistas